fit

A fruta que tem apenas 3 calorias e ajuda a melhorar a qualidade do sono

Saborosa e nutritiva, é perfeita para comer em qualquer situação, já que é muito fácil de transportar.
Deve comer antes de dormir.

Quando pensamos no verão e no calor, pensamos logo em fruta fresca, e, mais precisamente, em cerejas. Além de serem deliciosas e super práticas de transportar, são dos frutos menos calóricos e com mais benefícios para a saúde — sobretudo para os diabéticos. Quem o diz é a nutricionista Mariana Abecassis. 

Ninguém tem dúvidas de que os frutos são alimentos saudáveis que devem fazer parte das nossas refeições diárias. Aliás, a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de três a cinco peças. Porém, existem opções mais benéficas que outras.

As cerejas, segundo a profissional, são nutricionalmente muito interessantes “pela sua riqueza em fibra, vitamina A e por serem pobres em calorias”.  Cada cereja tem, média, 3 calorias. Já 100 gramas fornecem cerca de 67 calorias, 13 gramas de carbohidratos, 1,6 gramas de fibra e 83 gramas de água. Cerca de 80 por cento de uma porção de cerejas é constituída por água. Têm um efeito diurético e hidratante, o que faz desta uma das frutas preferidas dos portugueses nos meses quentes.

Um dos benefícios mais conhecidos da cereja é o facto de ser antioxidante, mas também rica em fibra, maioritariamente solúvel, o que contribui bastante “para o bom funcionamento do trânsito intestinal, ajuda à redução da absorção do colesterol e a controlo da glicémia”. Este último aspeto significa que o açúcar das cerejas é absorvido mais lentamente, “sendo uma fruta adequada para diabéticos”, destaca Mariana Abecassis.

Já o seu teor em melatonina (a chamada hormona do sono), ajuda a adormecer mais rápido e a acordar menos vezes durante a noite“, acrescenta. E ainda acelera a digestão, diz a nutricionista, o que tem também um papel importante na qualidade do sono.

Por possuir um elevado teor em vitamina C (tal como a batata) — que desempenha um papel importante no sistema imunitário e promove a absorção do ferro — é uma excelente escolha para acrescentar não só ao pequeno-almoço ou lanche, mas também às refeições principais.

O consumo de algumas cerejas uma hora antes de deitar melhora e promove o sono, devido à sua alta capacidade antioxidante e ao seu teor em serotonina”. Mas os benefícios não se ficam por aqui: caso esteja num processo de perda de peso é uma ótima opção para incluir no plano alimentar porque tem ação diurética.

As cerejas são apenas um dos muitos alimentos que devem ser incluídos na alimentação regularmente, de forma a manter uma dieta nutritiva e equilibrada. Se pretende eliminar o açúcar do sangue de forma natural e saudável descubra como a batata pode contribuir para essa eliminação. Já para manter uma aparência mais jovem e cuidada, saiba como o alho francês pode ser seu aliado. Se tem problemas com o sono, uma das frutas exóticas mais comuns em Portugal pode ajudar.

Outra das vantagens da cereja é a sua versatilidade. Carregue na galeria para conhecer algumas preparações onde a pode incluir.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA