fit

A entrada ideal para o São Martinho feita com sobras de carne assada no forno

Além de evitar o desperdício, estes croquetes de carne e castanha são uma ótima opção para o outono.
Para fugir à castanha assada.

As receitas que trazemos da autoria de Teresa D’Abreu, fundadora do blogue “Healthy Bites”, costumam ir pelo caminho fit e nutricional. Desta vez, decidimos seguir pelo Magusto e pelos sabores que se aliam à tradição de São Martinho, com a confeção de uma entrada feita a partir de sobras.

Fazer carne assada no forno é simples, porém, da próxima vez que fizer este prato, meta umas castanhas descascadas junto com o preparado de cebolas, alho, azeite e cenouras, já vai saber porquê. Como é costume sobrar comida destes pratos de grande dimensão, o objetivo é pegar nestas sobras e transformá-las numa entrada criativa e saborosa.

Com a carne e as castanhas já cozinhadas, do prato anterior, vai conseguir fazer croquetes, com um sabor que vai conjugar perfeitamente com o outono e com as celebrações do Magusto. 

Além de estarem cheios de sabor, os miúdos adoram comidas temáticas e festivas, por isso pode contar com a ajuda dos mais novos para fazer esta receitas simples e eficaz. Sem perder mais tempo, vamos ao que interessa.

Do que precisa

— Carne assada no forno

— Mix de castanhas, cenoura e cebola assadas no forno

— Cebola

— Alho

— Azeite

— Farinha de mandioca

— Ovo

— Ervas aromáticas

—  Alho em pó

— 1 pedaço de chouriço (opcional)

Como se faz

Primeiro tem de se certificar que tem algo para triturar as misturas, um liquidificador serve, ou até mesmo um robot de cozinha, é uma ferramenta essencial para conseguir fazer esta entrada de São Martinho. Comece por picar a cebola, o chouriço e os dentes de alho e pique.

Em seguida coloque a mistura num tacho, ou no robot de cozinha, e adicione azeite. Coloque o fogão em lume médio e mexa levemente durante cinco minutos. Depois adicione a carne e o mix de castanhas, cenoura e cebola e cozinhe mais cinco minutos, sempre a mexer com uma colher.

Depois de estar tudo cozinhado volte a triturar tudo até ficar numa pasta homogénea, que deverá reservar e deixar arrefecer. Molde a massa em formato de bolinhas e passe por ovo batido e por farinha de mandioca, temperada com alho em pó e ervas aromáticas.

No final só tem de levar as bolinhas ao forno a 180 graus durante cerca de 25 minutos. Deixe arrefecer um pouco e sirva quentes, é a opção ideal anti-desperdício que nos vai aquecer a barriga nos dias mais frios de outono.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA