fit

A bola de carnes express que se faz em apenas 10 minutos

Apesar de levar oito ingredientes, garantimos que esta receita é fit e muito amiga da dieta.
Tem um ótimo aspeto.

A popularidade da bola de carnes reflete a nossa tradição gastronómica, onde os pratos mais reconfortantes e saborosos são os mais valorizados. Este petisco é frequentemente encontrado em festas, celebrações familiares e principalmente na altura da Páscoa.

A versatilidade da bola de carnes, que pode ser servida como entrada, petisco ou mesmo como prato principal em certas ocasiões, contribui para que seja um clássico português. Além disso, a versão express da bola de carnes ganhou destaque devido ao facto de ser prática e rápida na hora da preparação. Com a crescente procura por receitas que se encaixem em rotinas agitadas, a bola de carnes express é uma opção conveniente para aqueles que desejam desfrutar do sabor único desta receita tradicional sem passar por processos demorados de preparação.

Quem conseguiu fazer esta receita de forma fit foi Teresa D’Abreu, fundadora do blogue nutricional “Heathy Bites”. “A bola de carnes tradicional é conhecida pela sua combinação de carnes frias picadas que adicionam camadas de sabor à receita. Além desses ingredientes, é comum encontrar variações regionais que acrescentam toques especiais, como a adição de queijos locais, ou ervas aromáticas típicas, garantindo uma experiência gastronómica única dependendo da região do País”, explica à New in Seixal.

Quando se trata de personalizar a sua bola de carnes, as opções são vastas e pode adicionar um toque especial ao prato. Por exemplo, adicionar azeitonas picadas à massa da bola não só acrescenta um sabor único, mas também uma textura interessante a cada dentada.

Para garantir que a sua bola de carnes seja não só saborosa, mas também visualmente atraente sirva-a numa travessa decorativa ou corte-a em fatias e apresente-a numa tábua de madeira por exemplo. Lembre-se de que a apresentação de um prato desempenha um papel fundamental na apreciação da refeição, por isso, tenha também o cuidado na forma como apresenta a sua deliciosa bola de carnes express.

Do que precisa

– 300 gramas de paio

– 4 ovos

– 120 gramas de Fubá mandioca

– 30 gramas de polvilho doce

– 100 mililitros de Leite

– 1 colher de sopa azeite

– 1 colher de chá fermento

– Q.b. sal e pimenta

Como se faz

Primeiro retire a pele ao paio e pique em cubinhos, depois, numa taça, bata os ovos com o leite. Junte a farinha e misture bem até ficar homogéneo. Adicione sal, pimenta a gosto e o azeite, volte a misturar bem, até criar uma massa homogénea. Em seguida, envolva o fermento na massa e, por último, misture o paio na massa.

Coloque numa forma de bolo inglês e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 30 minutos. No final é só desenformar e servir, mas espere que arrefeça um pouco. Se ainda ficou com dúvidas veja o vídeo abaixo e entenda todos os passos da receita.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA