Compositor reconhecido pela Universidade de Havard, Vijay Iyer é um grande nome contemporâneo do jazz internacional. Descrito pelo “The New York Times” como “consciência social, colaborador multimédia, construtor de sistemas, compositor de rapsódias, pensador histórico e multicultural”, Vijay traçou um caminho único enquanto presença influente, prolífica e transformadora na música do século XXI.
Pianista ativo e admirado em múltiplas comunidades musicais, criou uma obra consistente e inovadora nos últimos 25 anos, o que lhe valeu um lugar como um dos principais criadores musicais da sua geração. Prova disso são os vários prémios que recebeu ao longo da sua carreira, entre os quais três nomeações aos Grammy e a eleição como artista de jazz do ano pela revista “DownBeat”, por quatro vezes, na última década.
A sua música é influenciada pelos grandes compositores e pianistas do jazz, como Duke Ellington, Thelonious Monk, Alice Coltrane e Geri Allen, mas também pelas tradições rítmicas asiáticas e africanas e pela música criativa afro-americana das décadas de 1960 e 1970. Em 2024, foi editado o álbum “Compassion” pela prestigiada ECM Records, segunda gravação do trio de Iyer com o baterista Tyshawn Sorey e a baixista Linda May Han Oh.
Este grande espetáculo musical vai ser apresentado ao vivo no SeixalJazz 2024 e será a atuação de abertura deste evento, uma das maiores iniciativas de jazz de todo o País. Esqueça o preconceito do saxofone, este artista brilha no piano e faz-se apenas acompanhar por uma bateria e um contrabaixo.
O concerto irá decorrer no dia 10 de outubro, quinta-feira, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. Os bilhetes custam 12€, mas há um desconto de 25 por cento, caso tenha até 25 anos, seja reformado ou trabalhador das autarquias do Seixal. Também existe a opção de comprar um bilhete para todos os seis dias de espetáculos que vão decorrer no evento, por apenas 60€.
As entradas podem ser compradas no site da BOL e no balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das dez às 19 horas, e sábados, das 14h30 às 19 horas. A bilheteira do auditório abre uma hora e meia antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.