cultura

Vem aí uma exposição que recorda os tempos antigos do concelho do Seixal

A mostra é inaugurada esta segunda-feira, dia 24 de abril, em vários espaços do núcleo urbano antigo.
É uma oportunidade para conhecer melhor o concelho onde vive.

“Seixal, Luz e Traço” é o nome da exposição onde poderá recordar e reviver a história do concelho do Seixal. A mostra será inaugurada esta segunda-feira, dia 24 de abril, pelas 17h30. Pode encontrá-la em vários espaços do núcleo urbano antigo do Seixal.

É através de textos e pinturas do escritor seixalense Eduardo Palaio, que poderá assistir a um olhar antigo sobre todo o concelho. Desde 2007 que o escritor se ocupa do Espaço Memória — Tipografia Popular do Seixal, criado por sua iniciativa com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, onde se preservam e se expõem equipamentos, máquinas e técnicas de tipografia datadas do século XV a meados do século XX. 

Além disso, tem diversas obras publicadas nos géneros de literatura infantil, conto e romance — e já lhe foram atribuídos vários prémios. Entre eles, em 2010 o Prémio Nacional do Conto Manuel da Fonseca e, no ano seguinte, o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores e que premeia em cada ano o que considera ser a melhor obra publicada neste género literário.

O escritor, atualmente com 81 anos já viveu, interiorizou e foi observador participante dos hábitos, costumes e de toda a história do território. “O Seixal está dentro da cabeça de cada um, impresso em modo que nenhuma selfie poderá reproduzir. O Seixal para mim, é luz e traço. Isto que vos apresento é o que coleciono nos meus olhos”, refere o escritor. 

Assim, a exposição regista com a máxima precisão aspetos que o mesmo observou, registou e vivenciou. Segundo a autarquia, na divulgação do evento, nesta exposição terá a oportunidade de reviver “as rotinas, os ritmos e o quotidiano dos habitantes desta terra, incluindo neles os cafés, as tabernas, a ida ao mercado, a barbearia, a farmácia, a fancaria, a saída da fábrica, a escola primária, as festas e a música, a deslocação para Lisboa, entre outros aspetos.”

A exposição é aberta a qualquer público e estará disponível até dia 30 de novembro. Para os mais novos, é também uma oportunidade para conhecerem a história e as vivências do seu concelho. Em caso de dúvida ou para fornecimento de qualquer informação, pode enviar um email para ecomuseu.se@nullcm-seixal.pt.

 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA