cultura

Vem aí mais um Natal sem Hospital do Seixal — com vários concertos

O evento repete-se todos os anos como forma de protesto da autarquia por não haver um hospital no concelho.
Ao longo da tarde vários artistas vão atuar.

Esta a chegar o Mais Um Natal sem Hospital do Seixal e se a iniciativa não for do conhecimento geral de toda a população seixalense, está lá perto. Todos os anos, por esta altura, o evento repete-se como forma de reivindicação por não haver um hospital no concelho. Em 2022, a manifestação vai voltar a acontecer e a Câmara Municipal já anunciou o programa.  

O Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes vai receber no sábado, dia 17 de dezembro, várias atuações. Tudo começa por volta das 16 horas com o concerto de as Vozes do Atlântico. Ao longo da tarde vai haver ainda espetáculos de Diana Soares (16h15), Maria de Lourdes (16h25) e Vítor Paulo (16h30). 

O momento protocolar está marcado para as 16h45, mas logo a seguir regressam os artistas. Mario Barradas (16h55), Jean Cremona (17h10), David Antunes e Emanuel Moura (17h20), David Ventura (17h35), Diamantina Rodrigues (17h45), Brothers Soul (18 horas), Dany Silva (18h15), Banza (18h25), Ricardo Mestre (18h35) e Nuno Correia (18h45).

Assim como nos anos anteriores, estes músicos juntam-se à população para dar voz ao facto de o Seixal continuar sem um equipamento de saúde no seu território.

“Num espetáculo musical único, artistas locais e nacionais associam as suas vozes à justa reivindicação da população, Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal, Plataforma Juntos pelo Hospital e órgãos autárquicos, para a construção de um hospital público no concelho do Seixal e por melhores condições de acesso à saúde”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva.

Recorde-se que, em 2009, o governo e a Câmara Municipal do Seixal assinaram o Acordo Estratégico de Colaboração para o Lançamento do Hospital no Seixal. Mais tarde, em 2016, o Ministério da Saúde inscreveu no Orçamento do Estado para 2017 a verba para relançar o projeto e concurso para construção do hospital no Seixal. Até agora, contudo, o Seixal ainda se encontra a lutar pela construção deste hospital.

Uma das formas mais expressivas da população, autarcas e comissões de utentes o fazerem é através de Mais Um Natal sem Hospital do Seixal. Todos aqueles que estiverem interessados em juntar a sua voz, poderão fazê-lo ao longo da tarde de sábado, 17 de dezembro. A entrada no evento é livre, porém, sempre sujeita à lotação do espaço.

Aproveite para relembrar, com a ajuda do vídeo abaixo, alguns dos melhores momentos da iniciativa Mais Um Natal sem o Hospital do Seixal em 2021.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA