cultura

Está quase a chegar o Março Jovem Seixal com concertos online

Os jovens podem assistir, através do Facebook, a cinco noites de espetáculos com cinco artistas diferentes.
Surma é uma das atrações.

Já falta menos de um mês para os cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculo poderem abrir novamente em Portugal, mas há eventos que se vão realizar ainda de forma remota, pelo menos, até ao dia 19 de abril. O Março Jovem Seixal é um deles e traz a música de volta ao concelho do Seixal, entre os dias 24 e 28 de março, com a realização de cinco concertos que podem ser acompanhados online na página de Facebook do município. 

Durante estes dias, os jovens (e os adultos também) vão poder ouvir bandas de destaque nacional e internacional, com presença assídua pelos palcos portugueses e estrangeiros. A abrir, logo a 24 de março, pelas 21 horas, atua Débora Umbelino, uma jovem com 24 anos que dá a vida a Suma — um projeto a solo que arrancou em 2015 e que rapidamente correu o País e despertou a atenção do público.

No dia seguinte, e sempre à mesma hora, o som chega-nos pela voz de Labaq, diretamente de São Paulo para o Seixal. Esta é uma das artistas destacadas como uma das vozes mais singulares de canção alternativa latino-americana, o que a levou a percorrer 15 países em quase 250 concertos em apenas três anos. 

Para a noite de sexta, 26 de março, pode contar com Marcus Veiga, conhecido como Scúru Fitchádu, que vai trazer novas linguagens da música cabo-verdiana. No sábado, o destaque vai para a voz de Fast Eddie Nelson, o alter-ego de Nelson Oliveira, um músico que se apresenta um pouco por todo o País. A fechar estas cinco noites, chega-nos D’Alva, um projeto iniciado por Alex D’Alva Teixeira e Ben Monteiro. Este dueto tem sonoridades de inclusão, liberdade, frescura, honestidade que prometem encerrar em grande esta edição. 

Recorde-se que o Março Jovem Seixal realizou-se pela primeira vez em 1993 e desde então que é uma das principais ações no âmbito da juventude no concelho. Na sua génese, está a comemoração de duas datas importantes: 24 de março (Dia do Estudante) e 28 de março (Dia Nacional da Juventude). Estes dois acontecimentos significam um conjunto de revindicações da população mais jovem e que importa assinalar de forma crescente.

 

📽 🎸 🎹 🥁🎤 📣 Não podendo estarmos juntos como queríamos, vamos fazê-lo este ano à distância de uma ligação e que nos irá…

Publicado por Juventude Seixal em Segunda-feira, 22 de março de 2021

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA