cultura

Thriller e ação: “13 Minutos” e “Gritos” são as estreias desta semana no Seixal

Mantêm-se no cartaz do Cineplace do RioSul Shopping os filmes “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa“, “Matrix Resurrections” e “Sem Hora Marcada“.
Aqui, uma cena de "13 Minutos".

Depois de dois anos com a indústria cinematográfica a meio gás e mesmo que o ano tenha começado com notícias pouco animadoras para a sétima arte, as previsões indicam que 2022 será melhor para o cinema. Embora haja a possibilidade de haver um ou outro adiamento, a verdade é que já existem várias produções prontas para chegar ao grande ecrã português. 

Como já se tornou hábito, esta quinta-feira, 13 de janeiro, é novamente dia de estreias em todas as salas no território nacional. Continua a ser obrigatório apresentar à entrada um dos seguintes documentos: certificado digital, comprovativo de vacinação, comprovativo de recuperação ou um comprovativo de um teste com resultado negativo à Covid-19.

Agora com menos burocracias, é a oportunidade perfeita para regressar aos cinemas. No caso dos seixalenses, vão gostar de saber que vão ser acrescentadas esta quinta-feira mais duas produções, que são estreia absoluta no Seixal. Da semana passada continuam em cartaz os filmes “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa“, “Irmãs de Armas“, “Matrix Resurrections”, “Meu Querido Monstro” e “Sem Hora Marcada“, aos quais se juntam agora os filmes “13 Minutos” e “Gritos“.

Não perca tempo e anote já os filmes e os horários das exibições das produções em destaque esta semana no Cineplace do RioSul Shopping.

Cinema Cineplace do RioSul Shopping

13 Minutos”, de Lindsay Gossling, é a ação que chega ao grande ecrã nacional para fazer brilhar diversos atores como Thora Birch, Paz Vega e Anne Heche. O enredo retrata uma cidade americana de Minninnewah que vê passar um tornado — o maior desde que há registos — causando uma enorme destruição. Só que para sobreviverem, os habitantes da cidade têm apenas 13 minutos para se prepararem e conseguirem salvar-se. Sessões: todos os dias, às 17h10, 21h40.

Gritos” é o novo capítulo de uma das sagas mais clássicas do universo do terror. Desta vez, após 25 anos de uma onda de assassinatos que arrasou com a localidade de Woodsboro, um novo assassino que toma o lugar de Ghostface prepara-se para aterrorizar e chacinar os habitantes da pequena cidade com o objetivo de desenterrar segredos há muito tempo escondidos. Gale Winters (Courteney Cox), Dewey (David Arquette) e Sidney (Neve Campbell) voltam à cidade para descobrir quem está por detrás dos ataques. Sessões: todos os dias, às 16h20, 18h50, 21h30. Aos sábados e domingos há uma sessão extra, às 13h50.

Homem-Aranha: Sem Volta a Casa“, de Jon Watts, traz uma vez mais as aventuras de um dos super-heróis favoritos de todo o universo cinematográfico da Marvel. Pela primeira vez na saga, a identidade do Homem-Aranha é revelada e isso traz novos — e duros — problemas para Peter Parker, que vê a sua vida pessoal e a de quem mais gosta colocada em risco. Sessões: todos os dias, às 15h00, 18h10, 21h20.

Irmãs de Armas“, de Caroline Fourest conta a história de Yazidi, uma jovem que é sequestrada e vendida como escrava num país devastado pela guerra. Como forma de se vingar, decide juntar-se a um grupo de mulheres que lutam com a resistência curda. Sessões: todos os dias, às 16h10, 21h30. Aos sábados e domingos há ainda uma sessão extra, às 14h50.

Matrix Resurrections” traz de volta Keanu Reeves como o protagonista Neo. Carrie-Anne Moss regressa ao seu papel de Trinity. Existem também novas personagens interpretadas por atores como Jonathan GroffNeil Patrick HarrisPriyanka Chopra JonasJada Pinkett SmithChristina RicciJessica Henwick ou Yahya Abdul-Mateen II, entre outros. Neo, embora leve agora uma vida normal em São Francisco sob a sua identidade original de Thomas A. Anderson sofre de algum tipo de stress pós-traumático provocado pela sua passagem pelo Matrix. Só que agora recebe a ajuda de um terapeuta que prescreve comprimidos azuis para contrariar as memórias que o atormentam. Porém, tudo muda quando uma nova versão de Morpheus lhe oferece um comprimido vermelho e a mente de Neo se reabre de novo ao mundo do Matrix. Sessões: todos os dias, às 21h10.

Meu Querido Monstro” é a animação que chega em 2022 ao cinema para narrar a história da fuga da princesa Bárbara do palácio onde pertence. A razão: queria encontrar um príncipe para ela. Mas a procura pelo amor corre mal quando Bárbara atravessa a floresta e é capturada por Buka: o ladrão mais perigoso de todo o reino. Sessões: 15h10, 17h10, 19h10. Aos sábados e domingos há ainda uma sessão extra, às 13h10.

Sem Hora Marcada“, realizado por Mike Burns, recebe a participação de Bruce Willis, numa produção marcada por uma boa dose de ação. Tudo começa com Shannon, interpretada por Jaime King, a preparar-se para guardar as cinzas do pai na floresta. Só que do nada vê-se envolvida, de um momento para o outro, numa conspiração que envolve polícias corruptos, uma pessoa morta e tráfico de droga. Sessões: todos os dias, às 19h30.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA