Cinco personagens de aspeto masculino, trajadas segundo os códigos de elegância dos ‘sapeurs’ congoleses (homens que cultivam a elegância), vão manipulando aleatoriamente letras de um alfabeto, desfiando histórias em torno da primeira letra de cada nome. Este é o mote da criação do Teatro do Bairro que sobe à cena nos dias 10 e 11 de fevereiro, às 21h30, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. A peça chama-se “Fazer Um Alfabeto de Aniversários” e foi escrita por Gertrude Stein.
“Em linha com a pluralidade e qualidade cultural promovida no Município do Seixal, o Fórum Cultural recebe agora a companhia Teatro do Bairro, com uma peça de uma autora modernista que conta com a tradução de Luísa Costa Gomes e a encenação de António Pires”, refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.
No elenco, o encenador conta com cinco atrizes que, ao longo dos anos, têm integrado os seus espetáculos, sendo suas cúmplices na linguagem cénica. A interpretar vão estar Carolina Campanela, Carolina Serrão, Inês Castel-Branco, Maya Booth e Vera Moura.
A sinopse refere que a peça “é exatamente o que o título indica: um alfabeto de aniversários, uma lista das pessoas cujos nomes começam por letras e que fazem anos num certo dia e o que é que acontece nesse mesmo dia. Histórias e mais histórias sobre as pessoas e as letras e o que quer dizer fazer anos”.
Escrito em 1940, um ano depois da publicação de “O Mundo É Redondo”, “To Do: A Book of Alphabets and Birthdays” “é um livro de aniversários que gostaria de ter lido em criança”, disse Gertrude Stein. “É um texto demasiado adulto para as crianças e demasiado infantil para os adultos”, frisou Luísa Costa Gomes, a tradutora da obra para português, acrescentando ter sido esse o argumento usado por editores durante muito tempo para não publicarem o texto, razão pela qual apenas foi publicado a título póstumo.
Os ingressos para o espetáculo custam 10€ para o público em geral e 6€ para todos os abrangidos pelos descontos praticados no Auditório Municipal. Podem ser adquiridos na Ticketline e nos locais habituais. Se preferir pode ir ao balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14h30 às 19 horas ou à bilheteira do Auditório Municipal, que abre uma hora e meia antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.
De seguida carregue na galeria para ver mais imagens da peça “Fazer Um Alfabeto de Aniversários”.