cultura

Teatro do Bairro apresenta a peça “Don Juan” de Molière no Seixal

O espetáculo decorre nos dias 3 e 4 de junho no Fórum Cultural do Seixal. Os bilhetes já estão à venda.
Fotografia: Facebook do Teatro do Bairro.

Ao lado de “Tartufo” e “O Misantropo”, “Don Juan” faz parte do conjunto de obras mais emblemáticas de Molière. Com a ajuda do Teatro do Bairro, o texto transforma-se agora numa peça de teatro que chega ao palco do Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal esta sexta-feira e sábado, 3 e 4 de junho, pelas 21h30.

A peça “Don Juan” é uma homenagem a Molière, uma vez que neste ano se assinalam os 400 anos do seu nascimento. Além disso, o espetáculo celebra o teatro barroco francês, que, como explica a Câmara Municipal do Seixal em comunicado, corresponde a “um movimento que anunciou o Iluminismo, entrando em rutura com os temas de cariz religioso e com a própria conceção plástica dos espetáculos.”

A companhia que sobe ao palco seixalense é composta por nove atores que vão vestir a pele de várias personagens da obra “Don Juan” durante cerca de 90 minutos. O papel principal, contudo, é entregue a Jaime Baeta, que interpreta Don Juan, uma personagem que coloca em questão os valores da época, desde a honra ao casamento, família e até religião.

É uma “personagem que despreza a hipocrisia, é escandalosamente direto, não tem consciência moral, é um sedutor infiel, mentiroso, orgulhoso, insolente (…). Não existe nele arrependimento, mesmo no momento final em que é levado para a morte pela mão da Estátua do Comendador”, pode ainda ler-se na sinopse do espetáculo.

Os bilhetes já se encontram à venda. Para o público em geral, o ingresso tem o custo de 10€ e pode ser comprado online. Este valor reduz para os 6€ para jovens até aos 25 anos, reformados e funcionários das autarquias do Seixal e profissionais do espetáculo. Mas atenção: o desconto apenas é válido para os ingressos adquiridos fisicamente na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA