cultura

Seixal acolhe o Concurso Nacional de Leitura

As provas da fase municipal vão decorrer de forma remota, em sessões síncronas ou assíncronas.
Decorre esta segunda-feira.

Como acontece com todos os eventos que não foram cancelados, o Concurso Nacional de Leitura também teve que se adaptar aos novos tempos e passou a ser feito online. O Seixal acolhe esta segunda-feira, dia 1 de março, a fase municipal deste concurso, que tem a participação de alunos de todos os ciclos de ensino para prestação de provas que poderão conduzir à próxima etapa da iniciativa. 

O concurso integra o Plano Nacional de Leitura de 2027 e promove e estimula o gosto e os hábitos de leitura, pretendendo ainda melhorar a compreensão leitora dos alunos portugueses. Vão participar nesta etapa 22 escolas, com 51 alunos, distribuídos pelos vários ciclos de ensino. 

Esta fase, que contou este ano com uma grande adesão, é apenas a primeira do Concurso Nacional de Leitura. A fase escolar ou municipal começou a 29 de outubro do ano passado e vai decorrer até dia 8 de março. Dois dias depois do fim desta etapa, os responsáveis vão registar as obras lidas e divulgar os alunos apurados na plataforma do Plano Nacional da Leitura, no dia 12 de março.

Entre março e abril vai decorrer a fase intermunicipal, onde os alunos de vários municípios vão concorrer entre si, para a passagem à próxima etapa. A fase nacional do concurso vai ter uma prova para apurar cinco finalistas, um de cada nível de ensino. A final do concurso está marcada para 5 de junho, e será acolhida pelo concelho de Oeiras, apesar de ser feita online.

 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA