cultura

Ricky Gervais faz piada sobre crianças com cancro — e a polémica está instalada

O humorista brincou com as colaborações com a fundação Make A Wish no especial "Armageddon".
O especial estreou dia 25 de dezembro

O novo especial de Ricky Gervais, “Armageddon”, acabou de chegar à Netflix e já está a causar polémica. No stand up lançado esta segunda-feira, 25 de dezembro, o humorista britânico fez uma piada com crianças com doenças terminais e, naturalmente, provocou a irá dos telespectadores, que pedem inclusivamente que o espetáculo de seja removido da plataforma.

A meio do espectáculo, o humorista fala sobre as colaborações com a fundação Make A Wish, que ajuda crianças com doenças com doenças terminais a concretizarem os seus desejos. “Se eles pedirem eu posso fazer vídeos. Eu não vou invadir hospitais e dizer: ‘Acorda, carequinha. Sou eu a rebolar no TikTok”, disse.

“Começo sempre o vídeo da mesma maneira: ‘Porque é que desejaste falar comigo? Porque é que não desejaste ficar bem? És retardado também?”

Apesar de alguns membros da plateia se terem rido, em casa houve quem não tivesse achado grande piada. “Eu era fã de Ricky Gervais, mas depois de ver este stand-up com a minha família e ouvir diversas piadas sobre crianças doentes terminais, especificamente crianças com cancro, decidi imediatamente desligar”, disse o ex-jogador de futebol Ashley Cain.

“Armageddon” foi um sucesso de bilheteira e foi mesmo considerado o “Espetáculo de Comédia Mais Rentável do Mundo” pelo livro de recordes do Guinness este ano. O stand-up junta-se a outros trabalhos de Ricky Gervais que já estão na Netflix, como “Humanity”, o primeiro especial em sete anos do responsável por produções como “The Office” e “Derek”. Nestes espetáculos, com o seu sarcasmo característico, o britânico fala sobre a fama, a morte e uma sociedade que leva tudo demasiado a peito.

“SuperNature”,  lançado em 2022, e que enfureceu a comunidade trans, também integra o catálogo da plataforma, bem como “After Life”, série de três temporadas escrita e protagonizada pelo autor de 62 anos. Esta história acompanha Tony, um jornalista de bom coração que tem uma personalidade sarcástica e antissocial, para desespero dos amigos e colegas de trabalho, após a morte da mulher.

O humorista esteve recentemente em Portugal para dar um dos espetáculos da tour “Armageddon”. O espetáculo aconteceu em Lisboa, a 28 de outubro, na Altice Arena.

Carregue na galeria para conhecer as séries que chegaram à televisão e às plataformas de streaming em dezembro.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA