Logo após a queda da ditadura, em 1977, a primeira novela brasileira chegou a Portugal com pompa. “Gabriela, Cravo e Canela” começou a ser transmitida cinco dias por semana e abriu portas às produções estrangeiras. Um ano depois, em 1978, chegava “Dona Xepa”, a clássica novela brasileira originalmente lançada pela TV Globo, inspirada na peça teatral homónima de Pedro Bloch escrita em 1952..
A novela que foi a terceira produção brasileira a estrear no canal português foi um sucesso e agora regressa, numa versão mais recente, à programação da hora de almoço da RTP1. A estreia está marcada para 24 fevereiro.
A história centra-se em Carlota, mais conhecida como Dona Xepa, uma feirante batalhadora que foi abandonada pelo marido e dedica-se inteiramente aos filhos, Édison e Rosália. No entanto, ao crescerem, ambos passam a rejeitar os esforços e o amor da mãe.
A versão que agora chega a Portugal foi produzida em 2013 pela Record TV, tem 91 episódios e é assinada pelo guionista Gustavo Reiz. No elenco estão Ângela Leal, Thais Fersoza, Arthur Aguiar, Maurício Mattar e Gabriela Durlo.