cultura

Porque é que Morgan Freeman usou uma luva na cerimónia de abertura do Mundial?

A resposta não tem a ver com o campeonato do Catar, embora muitos se tenham questionado sobre o adereço nas redes sociais.
Tem 85 anos.

Na cerimónia de abertura do Mundial do Catar — que aconteceu no domingo, 20 de novembro — a grande surpresa foi a presença de Morgan Freeman. Num evento em que muitos artistas se recusaram a participar em eventos associados à prova desportiva, o ator americano de 85 anos fez um discurso alinhado com a organização, sem apontar o dedo às muitas questões problemáticas relacionadas com a realização deste campeonato.

O Mundial do Catar tem sido muito criticado por inúmeras vozes em tudo o mundo — pelos alegados esquemas de corrupção que terão influenciado a escolha do país organizador, pelos milhares de trabalhadores migrantes em condições precárias que morreram durante as construções dos estádios, e perante a falta de respeito pelos direitos humanos (nomeadamente os direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+) que existe no regime político e na sociedade deste país.

Por isso, muitos fãs de Morgan Freeman ou de futebol no geral sentiram-se desiludidos com a conivência do ator ao participar na cerimónia de abertura do Mundial. Nas redes sociais, Freeman foi duramente criticado e chamado de “vendido”.

O que também não passou despercebido junto dos espectadores foi a luva que Morgan Freeman trazia na mão esquerda. Muitos se questionaram porque estaria o ator a usar aquela luva — que relação tinha, afinal, com o Mundial e com a cerimónia de abertura?

A resposta é que não tem qualquer tipo de relação com o campeonato de futebol. Como os fãs mais dedicados saberão, Morgan Freeman usa diariamente luvas na mão esquerda desde 2008. Nesse ano, o ator sofreu um violento acidente de carro que lhe provocou alguns danos — nomeadamente na mão esquerda, que ficou com os nervos danificados e nunca recuperaram.

Para tentar aliviar e conter o problema, visto que sofre de dores naquela mão, usa uma luva de compressão — Freeman não consegue mexer aquela mão, que incha se ele tentar. Além disso, o ator veterano sofre de fibromialgia, o que lhe provoca dores crónicas.

Leia também o artigo sobre o youtuber do Catar que não tem pernas e esteve em palco com Morgan Freeman na cerimónia de abertura do Mundial.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA