cultura

Pioneiro da arte de contar histórias em Portugal vai estar este sábado no Seixal

António Fontainha e alguns convidados marcam presença no serão de contos dinamizado pela Biblioteca Municipal.
É aqui que tudo vai acontecer.

As investigações indicam que contar histórias é já uma arte bem antiga e que todos, lá fundo, são capazes de o fazer. No entanto, também é facto que uns têm mais jeito para a coisa do que outros. Em Portugal, António Fontainha é um dos nomes que foi abençoado com a excelência da capacidade da narração oral. Não fosse ele, aliás, um dos pioneiros na arte de contar histórias na língua portuguesa.

Desde 1995 que vive única e exclusivamente da narração de histórias. Ao longo da sua carreira, que começou em 1992, como ator no Centro Educativo da Bela Vista, ao serviço do Chapitô, António Fontainha tornou-se num dos nomes incontornáveis desta arte antiga. No seu repertório podem ver-se, sobretudo, vários temas da tradição oral portuguesa.

É acompanhado deles (e de alguns convidados) que chega já no próximo sábado, dia 27 de novembro, à Biblioteca Municipal do Seixal. A partir das 21 horas vai estar a acontecer um serão de contos que não só tem o objetivo de “promover a tradição oral portuguesa e a arte de contar”, nota a autarquia em comunicado, como também vai marcar o encerramento do projeto Estação do Livro.

Em mais uma edição da Estação do Livro, que decorreu de 15 a 26 de novembro, nas escolas do concelho do Seixal, a iniciativa concentrou-se em dinamizar diferentes atividades, sempre relacionadas com os livros e a leitura, levantando, aos miúdos, questões como a igualdade. Daí o tema deste ano ser “Páginas de Um Só Mundo: Literacia para a Igualdade”.

Ainda sobre o serão de contos, vai gostar de saber que a participação é gratuita. No entanto, é obrigatório que todos os participantes se inscrevam, através do telefone 210 976 100 ou do email biblioteca.seixal@nullcm-seixal.pt.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA