cultura

Peça de teatro “A Última Refeição” regressa ao Seixal esta semana

Depois de ter estado em cena na 38.ª edição do Festival de Teatro, vai ter uma nova apresentação no Auditório Municipal.
Uma das cenas da peça, interpretadas por Maria João Luís.

A 38.ª edição do Festival de Teatro do Seixal já lá vai, mas as notícias são animadoras para os seixalenses que gostam de ver uma boa peça de teatro. Nos próximos dias 20, 21 e 22 de janeiro regressa ao Seixal “A Última Refeição”, o monólogo que encerrou exatamente a última edição do evento que fez do Seixal uma espécie de capital do teatro português em novembro de 2021.

Produzida pela companhia Teatro da Terra, a peça junta o texto de António Cabrita à encenação de António Pires. O resultado pode ver-se esta quinta, sexta-feira e sábado na voz e na pele da atriz portuguesa Maria João Luís, que sobe a um dos palcos principais do concelho do Seixal: o Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.

Ao todo, são cerca de 75 minutos de puro teatro. A trama relata, de forma geral, “a última refeição preparada por Helena, esposa de Bertolt Brecht, no primeiro dia em que o marido já morto repousa no caixão”, começa por explicar a Câmara Municipal do Seixal numa nota de imprensa. 

“Enquanto cozinha, Helena vai discorrendo sobre a sua vida com Bert: as grandes alegrias por partilharem de um transcendente sonho teatral e por se confiarem incondicionalmente no palco, numa sintonia que os levou ao êxito; e, por outro lado, o sofrimento com as traições conjugais, o carácter de pinga-amor de Brecht e a sua noção alargada de família; a dureza da vida no exílio; o difícil regresso a Berlim e o seu papel de mãe para manter Bert no equilíbrio propício às suas necessidades criativas”, pode continuar a ler-se em comunicado.

Para garantir o seu lugar e ficar a par do desfecho desta peça que leva Maria João Luís a mostrar do que é feito o seu talento, deve comprar o seu bilhete. Pode fazê-lo na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal ou, se preferir, os bilhetes também se encontram à venda no site da Ticketline. As entradas custam 10€ para o público em geral, mas os jovens até 25 anos, reformados e funcionários das autarquias do Seixal têm um desconto. Neste caso, o ingresso custa 6€.

Tendo em conta o agravamento da situação pandémica e as novas medidas, que entraram em vigor a 1 de dezembro 2021, é necessária a apresentação do Certificado Digital ou de um comprovativo de vacinação ou de realização laboratorial de teste com resultado negativo. É ainda obrigatório o uso de máscara e a higienização das mãos à entrada do espaço.

De seguida, carregue na galeria para descobrir as principais séries que terminarão em 2022.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA