cultura

Paulo Silva: “Vamos ter um mês de maio com muita cultura no concelho do Seixal”

O Seixal Cultural arranca já a 5 de maio e prolonga-se até dia 22. Conheça a programação completa.
O concelho do Seixal não vai parar.

É já entre os dias 5 a 22 de maio que decorre a primeira edição do Seixal Cultural. Para ficarmos a conhecer os principais destaques deste ano, a New in Seixal esteve à conversa com Paulo Silva, vereador responsável pelo pelouro da Cultura, Juventude, Participação, Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal do Seixal.

Nesta programação do Seixal Cultural participam 53 associações seixalenses que apresentaram 100 propostas culturais que estarão a acontecer em todas as freguesias do concelho. Estão previstas aulas abertas, workshops, exposições e espetáculos.

De acordo com a informação divulgada online pela autarquia, estamos a falar de um “conjunto de atividades que irão do teatro ao cante alentejano, passando pelas expressões de cultura urbana e artes visuais, literatura, dança, folclore, música filarmónica, grupos corais e orquestras”. 

“Vamos estar em todo o concelho, desde a Praça do Mercado do Miratejo até ao Coreto de Fernão Ferro, passando pelo Parque Urbano do Seixal, Parque Urbano das Paivas, Parque Urbano do Miratejo, as escadinhas da Igreja da Arrentela, o Jardim do Seixal mas também as instalações do nosso movimento associativo. Portanto, vamos ter uma vastíssima programação cultural”, revela à NiS Paulo Silva.

Em entrevista à NiS, o autarca chamou ainda à atenção o facto de nesta primeira edição do Seixal Cultural o centro comercial do concelho, o RioSul Shopping, ter aderido à iniciativa. O shopping cedeu à Câmara Municipal do Seixal uma loja que funcionará como galeria e onde vão estar a decorrer exposições de artesanato com participações dos artesãos do movimento associativo do Seixal. Além disso, haverá um espaço dedicado a uma exposição de fotografias sobre o Seixal.

Se se recorda, desde o dia 25 de março até ao dia 10 de abril todos os seixalenses foram convidados pela autarquia a participar num passatempo cujo objetivo passava por eleger as melhores imagens captadas no concelho do Seixal. Logo no dia seguinte, 11 de abril, as imagens selecionadas já se encontravam online e disponíveis para receber os likes de toda a população. A seleção terminou no dia 22 de abril e das imagens que foram a competição cerca de 20 vão marcar presença na exposição no RioSul Shopping.

“Houve uma grande adesão. Tivemos fotografias com cerca de 400 likes, o que demonstra uma massiva adesão da população a esta exposição de fotografias com trabalhos muito lindos a retratarem o nosso concelho do Seixal”, acrescenta o vereador.

Entre as associações presentes, a Câmara Municipal do Seixal salienta o facto de poder contar neste mega evento de cultura com as associações de deficiência, que serão responsáveis por vários momentos culturais, e as associações de migrantes do concelho.

“Vamos ter, sem dúvida, um maio com muita cultura aqui no concelho do Seixal com o Seixal Cultural na sua primeira edição. Mas atenção: no final de maio vamos ter o Festival do Maio, porque a cultura não pára aqui no Seixal”, reforça por último o autarca seixalense.

O Seixal Cultural arranca já na próxima quinta-feira, dia 5 de maio, pelas 21 horas, com a peça de teatro “Conversas Imaginárias”, do Grupo de Teatro Ivone Silva/Bastidores D’Arte, na Associação de Moradores dos Redondos. A entrada em todos os eventos é gratuita.

Aproveite agora para conhecer a programação completa da 1.ª edição do Seixal Cultural. 

5 de maio, quinta-feira

21 horas — Peça de teatro “Conversas Imaginárias”, pelo Grupo de Teatro Ivone Silva/Bastidores D’Arte na Associação de Moradores dos Redondos.

6 de maio, sexta-feira

17 horas — Inauguração das exposições “Mostra fotográfica do passatempo no Facebook do Município do Seixal”; “Mostra Coisas e Loisas 2022”, do Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas; “CerciArte — Um Pouco de Nós”, da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Seixal e Almada; “Chão Comum”, da Associação Nacional de Pais e Amigos Rett; “Juntos”, da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Fogueteiro. O evento decorre no Centro Comercial RioSul Shopping.

21h30 — Peça de teatro “A Rosa Louca do Amor, Presa à Copa do Chapéu”, do Grupo de Teatro Artes e Magias do Centro Cultural Recreativo do Alto do Moinho, no Auditório Municipal de Miratejo.

21h30 — Espetáculo de música “A Arte de Ary dos Santos”, dos Bastidores D’Arte, nas escadinhas do núcleo histórico de Arrentela.

7 de maio, sábado

15 horas — Atuação do Rancho Folclórico, Grupo de Folclore Estrelinhas do Sul.

15 horas — Inauguração da exposição coletiva “Terras e Raízes”, de Erika Jamecê, Irene Felizardo, Leda Baltazar, da Associação de Apoio à Comunidade dos Países com Língua Oficial Portuguesa na Galeria Municipal de Corroios.

Das 15 às 20 horas — Mostra de Artesanato, Associação Espaço Sócio Cultural Adorar Artes e Mostra de Artesanato, Associação de Artes e Ofícios do Seixal.

15h30 — Coro da Universidade Sénior do Seixal.

15h45 — Musicalidades na Rua, Casa do Povo de Corroios.

16 horas — “A Revista Sai à Rua”, dos Bastidores D’Arte.

16 horas — Inauguração de exposição de fotografia de Rui Monteiro, do Conselho Local para o Desenvolvimento de Miratejo no Centro de Atividades Sociais de Miratejo.

16h30 — Dança e Música Tradicional de São Tomé e Príncipe, da Associação para o Desenvolvimento Social e Solidariedade com São Tomé e Príncipe.

17 horas — (Ê Mi)gração, Bazás d’Lum e Grupo NoveMeses.

17 horas — “Por entre Escritos Musicados”, do Conselho Local para o Desenvolvimento do Miratejo no Coreto de Aldeia de Paio Pires.

17 horas — Inauguração da exposição “Pequeno Formato”, da Artes — Associação Cultural do Seixal, e o momento de teatro e literatura “Ler Teatro”, do Teatro Fusão na Galeria de Exposições Augusto Cabrita.

17h30 — Dança e Cantares e Recriação de Antigos Ofícios; Rancho de Danças e Cantares de Vale de Milhaços.

18 horas — Artes do Barulho, Universidade Sénior do Seixal.

19 horas — Banda Filarmónica e Grupo de Cantares “Os Gralhas”, da Sociedade Filarmónica União Seixalense no Jardim da Quinta do Mirante.

19 horas — Inauguração da exposição “Bandeiras da Liberdade”, da Artes — Associação Cultural do Seixal e atuação musical da Sociedade Filarmónica Operária Amorense no Parque da Quinta dos Franceses.

21h30 — Danças de Salão da Debut, Associação DanStep na Sociedade Filarmónica Operária Amorense.

21h30 — Concerto da Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense na Associação de Moradores dos Redondos.

8 de maio, domingo

16 horas — Tarde de Ballet, pelo Centro Cultural Recreativo do Alto do Moinho e Centro Cultural e Desportivo das Paivas no Clube Recreativo da Cruz de Pau.

17 horas — Concerto da Banda Filarmónica, da Sociedade Filarmónica Operária Amorense no Jardim de Santa Marta do Pinhal.

17 horas — Espetáculo de dança “As Coisas Simples da Vida”, da Casa do Povo de Corroios na Sociedade Filarmónica União Arrentelense.

12 de maio, quinta-feira

21 horas — Teatro de Revista à Portuguesa, pelo Centro Cultural e Desportivo das Paivas na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense.

13 de maio, sexta-feira

15 horas — Peça de teatro “Quem Vem Lá?”, do Projeto Municipal de Teatro Sénior (Des)dramatizar na Sociedade Filarmónica União Seixalense.

21h30 — Espetáculo de Fado e Música Tradicional de Cabo Verde com Alberto de Jesus, pela Associação de Apoio à Comunidade dos Países com Língua Oficial Portuguesa nas escadinhas do núcleo histórico de Arrentela. 

Dia 14 de maio, sábado

Horário aberto — Mostras de artesanato, pela Associação Espaço Sócio Cultural Adorar Artes e pela Associação de Artes e Ofícios do Seixal; mostra de artes plásticas, pela Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Torre da Marinha; e Feira do Livro, pelo Centro Cultural Recreativo do Alto do Moinho.

Das 10 às 17 horas — Apresentação do mural de graffiti, pelo Centro Cultural e Desportivo das Paivas e do muro exterior do Centro Cultural e Desportivo das Paivas.

10h30 — Peça de Teatro Infantil, pelo Grupo de Teatro Artes e Magias do Centro Cultural Recreativo do Alto do Moinho.

15 horas — Workshop de artes circenses, pela Associação Risca Torta, XPTO e Clube Recreativo e Desportivo de Miratejo.

15 horas — Disney no Miratejo, pelo Grupo Talentos Sem Fronteiras do Centro Cultural Recreativo do Alto do Moinho. Local: Auditório Municipal de Miratejo.

15h30 — Atuação do Rancho Folclórico, da Casa do Povo de Corroios.

16 horas – Grupo de Harmónicas “Baía do Seixal”, pela Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Torre da Marinha.

16h30 — Grupo Coral “Recordar É Viver”, da Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Torre da Marinha.

17 horas — Danças Populares, pela Universidade Sénior do Seixal.

17 horas — Concerto de Tributo aos Nirvana, pela Associação de Estudos do Rock do Seixal no Parque Urbano do Seixal.

17h30 — Dança e Cantares pelo Rancho Danças e Cantares de Vale de Milhaços.

18 horas — Concerto da Banda Filarmónica, pela Sociedade Filarmónica União Seixalense na Associação de Amigos do Pinhal do General. 

18h30 — Cante Feminino, pela Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Torre da Marinha.

19 horas — Batucadeiras, Show d’África da AdSumus do Clube Recreativo e Desportivo de Miratejo no Largo do Mercado do Miratejo.

21h30 — Espetáculo de Música e Dança da Escola de Artes, Independente Futebol Clube Torrense no Parque Urbano do Seixal.

15 de maio, domingo

Das 10 às 17 horas — Apresentação do mural de graffiti, pelo Centro Cultural e Desportivo das Paivas e do muro exterior do Centro Cultural e Desportivo das Paivas.

Das 15 às 20 horas — Mostras de artesanato, pela Associação Espaço Sócio Cultural Adorar Artes e pela Associação de Artes e Ofícios do Seixal e Feira do Livro, pelo Mensageiro da Poesia.

15 horas — Grupo de cavaquinhos, pela Associação de Amigos do Pinhal do General.

15h30 — Declamação de poesia, por Mensageiro da Poesia.

15h40 — Grupo de Danças e Cantares, pela Associação de Moradores dos Redondos.

16 horas — Tarde de Cantares com o Grupo Coral Alentejano, da Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal; os Os Flamingos, do Clube Recreativo e Desportivo das Cavaquinhas e o Grupo Coral Operário Alentejano, do Centro Cultural e Desportivo das Paivas no Coreto de Amora.

16h10 — Jograis do Mensageiro, por Mensageiro da Poesia.

16h40 — (Ê Mi)gração, pelo Bazás d’Lum e Grupo NoveMeses.

16h50 — Declamação de poesia, por Mensageiro da Poesia.

17 horas — Música Coral, pelo Coral Polifónico de Fernão Ferro.

17h30 — Dança na Rua, pelo Clube Recreativo e Desportivo de Miratejo.

18 horas — Concerto do Grupo de Alunos da Escola de Música António Batista, pela Sociedade Filarmónica União Arrentelense.

18h30 — Grupo Coral e Instrumental Ventos e Marés, pela Associação Grupo Coral e Instrumental Ventos e Marés.

19 horas —  Atuação do Rancho Folclórico Honra e Glória de Arrentela. Local: Largo do Coreto, em Fernão Ferro.

21 horas — Musical Feitos de Amor, pelo Grupo Talentos Sem Fronteiras do Centro Cultural Recreativo do Alto do Moinho no Parque Urbano do Seixal.

20 de maio, sexta-feira

20h30 — Aula Aberta de Dança Inclusiva, pela Associação de Paralisia Cerebral de Almada-Seixal na Escola Básica Dr. António Augusto Louro.

21h30 — Peça de teatro “Menecma ou o Efeito de Mandela”, pelo Grupo de Teatro Almagesto, Associação Espaço Socio Cultural Adorar Artes no Auditório Municipal de Miratejo.

21h30 — Espetáculo de dança da Amora D’Outrora, pelo Espaço Reyel no Coreto de Amora.

21h30 — Combo de Música Moderna e Improvisação, pela Escola de Artes do Independente Futebol Clube Torrense na Sociedade Filarmónica União Seixalense.

21 de maio, sábado

Horário aberto — Mostras de artesanato, pela Associação Espaço Sócio Cultural Adorar Artes (AESCA) e pela Associação de Artes e Ofícios do Seixal e Feira do Livro, pelo Mensageiro da Poesia.

10 horas — Demonstração de aula de Ballet de nível elementar, pela Escola de Artes do Independente Futebol Clube Torrense.

Das 10 às 17 horas — Apresentação do mural de graffiti, pelo Centro Cultural e Desportivo das Paivas e do muro exterior do Centro Cultural e Desportivo das Paivas.

11h15 — Demonstração de aula de Ballet de nível intermédio, pela Escola de Artes do Independente Futebol Clube Torrense.

15 horas — Escola de Música Tradicional, pelo Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho.

15h30 — Danças Folclóricas, pelo Rancho de Danças e Cantares de Vale de Milhaços.

16 horas — Declamação de poesia, pelo Mensageiro da Poesia.

16 horas — Concerto de Música de Câmara, pela Escola de Artes do Independente Futebol Clube Torrense. Local: Igreja de Arrentela

16h10 — A Revista Sai à Rua, pelos Bastidores D’Arte.

16h40 — Jograis do Mensageiro, pelo Mensageiro da Poesia.

17h10 — Grupo de Cordas, pela Universidade Sénior do Seixal.

17h40 — Declamação de poesia, pelo Mensageiro da Poesia.

17h50 — Maio em Flor, pelo Rancho Folclórico Honra e Glória de Arrentela.

18h20 — Concerto da Tuna da Universidade Sénior do Seixal no Parque Urbano das Paivas.

21h30 — Espetáculo “Aqui Há Fado”, pela Casa do Povo de Corroios nas escadinhas do núcleo histórico de Arrentela.

21h30 — Danças de Salão, pela Sociedade Filarmónica Operária Amorense na Sociedade Filarmónica Operária Amorense.

21h30 — Peça de teatro “A Solidão das Horas”, pelo Grupo de Teatro O Grito no Auditório Municipal de Miratejo.

21h30 — Teatro de Revista “Bananas em Fuga”, pelo Grupo Cénico José Viana do Clube Recreativo da Cruz de Pau na Sociedade Musical 5 de Outubro.

22 de maio, domingo

Das 10 às 17 horas — Apresentação do mural de graffiti, pelo Centro Cultural e Desportivo das Paivas e do muro exterior do Centro Cultural e Desportivo das Paivas.

15 horas — Concerto da Banda Filarmónica, pela Sociedade Musical 5 de Outubro na Casa do Povo de Corroios.

16 horas — Apresentação do álbum “VOXAPP 25” em homenagem a Paulo José Miranda, pela COOPA — Associação Aldeia Cooperativa de Artes na Sociedade Musical 5 de Outubro.

16 horas — Tarde de Cantares com o Grupo de Músicas e Cantares da Associação dos Amigos do Pinhal do General; o Grupo de Cantares Os Gralhas, da Sociedade Filarmónica União Seixalense; o Grupo de Música Tradicional Cantares D’Arte, dos Bastidores D’Arte e o Grupo Cultural Cantar D’Amigos — Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Casal do Marco no Jardim do Seixal.

17 horas — Poema Dançado “Alecrim” do Grupo NoveMeses, pela Associação dos Amigos do Pinhal do General no Auditório Municipal de Miratejo.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA