cultura

Parque da Biodiversidade celebra primeiro aniversário com mega programa cultural

Aulas de body balance, chi kung e jogos tradicionais são algumas das atividades que pode aproveitar sem pagar nada.
Há momentos para toda a família.

O Parque Metropolitano da Biodiversidade assinala um ano este sábado, 27 de abril, com um dia repleto de atividades. Esta celebração é importante para o Seixal, já que este projeto tem sido bastante dinamizado com atividades gratuitas ao longo do ano e será o maior espaço verde de todo o concelho.

Pela dimensão e localização, o Parque Metropolitano da Biodiversidade assume um papel importante na estrutura verde e de recreio do concelho, estendendo-se, numa primeira fase, por cerca de 7 hectares. No futuro, com uma área total de 400 hectares, será o segundo maior parque urbano da Área Metropolitana de Lisboa, depois de Monsanto.

Com mais de 3 mil charcos e mais de 4 mil charnecas, o parque dispõe de um pequeno espaço de interpretação e educação ambiental, denominado Casa da Biodiversidade, com uma área multiusos, onde existe um pequeno charco que permite a visualização de anfíbios em ações de educação ambiental, sem proceder à sua captura e manuseamento. Pretende-se, assim, diminuir a carga de visitação nas lagoas naturais existentes, preservando-as, nomeadamente a nível da perturbação da vida selvagem local.

Por todos estes motivos, a festa, que irá começar pelas 10 horas, vai contar com aulas abertas de body balance e de chi kung, ateliers da liberdade, para miúdos dos quatro aos 12 anos, exposições, voluntariado ambiental, jogos tradicionais, durante todo o dia, e um momento de poesia.

As atividades decorrem até às 19 horas e são organizadas pela Câmara Municipal do Seixal em conjunto com a Associação Vita Nativa, Associação de Moradores do Aldeamento da Verdizela, Associação para o Desenvolvimento Sociocultural e Desportivo de Belverde e Mensageiro da Poesia Associação Cultural Poética.

Programa

Das 10 às 11 horas – Aula aberta de body balance, pela Associação de Moradores do Aldeamento da Verdizela.

Das 10 às 12 horas – Ateliers da Liberdade (miúdos dos quatro aos 12 anos).

Das 11 às 12 horas – Aula aberta de chi kung, pela Associação para o Desenvolvimento Sociocultural e Desportivo de Belverde.

Das 15 às 16 horas – Parque Metropolitano da Biodiversidade: Um Ano Depois…, pela Câmara Municipal do Seixal e Associação Vita Nativa.

Das 16 horas às 17h30 – Voluntariado Ambiental — Controlo de Infestantes, pela Associação Vita Nativa.

17h30 – Pausa para lanche.

Das 18 às 19 horas – Momento de poesia alusiva ao 25 de Abril, por Mensageiro da Poesia Associação Cultural Poética.

Ao longo do dia – Jogos tradicionais.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA