cultura

Os miúdos do Seixal vão subir ao palco na 24.ª edição da Mostra de Teatro Escolar

As escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos e as secundárias foram desafiadas pela autarquia. Os espetáculos começam este sábado.
A entrada é livre.

A cultura e a educação andam de mãos dadas desde muito cedo. No caso do Seixal, a própria Câmara Municipal faz questão de dinamizar diversas iniciativas que incentivem à união destas duas áreas e que podem vir a desenvolver várias competências nos mais novos. Nesta, que é a 24.ª edição da Mostra de Teatro Escolar, as escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos e as secundárias do concelho voltaram a ser desafiadas a fazer os mais novos subir ao palco.

“A Câmara Municipal do Seixal (…) apoia o trabalho desenvolvido pelos grupos de teatro existentes nas escolas, contribuindo assim para a formação de jovens mais criativos e participativos, incentivando a formação de grupos de teatro nas escolas e a criação de novos públicos”, sublinhou a autarquia numa publicação online no dia 13 de maio.

A proposta desta Mostra de Teatro Escolar está inserida num projeto da autarquia intitulado “Apre(e)nder o Teatro”. A presente edição estará a decorrer entre os dias 21 de maio e 4 de junho. Aqui, “os alunos apresentam as suas produções e o trabalho que desenvolveram ao longo do ano letivo, com as mesmas condições dos profissionais da representação”, salienta ainda o município.

Será no palco do Cinema São Vicente, em Aldeia de Paio Pires, que os miúdos vão ter oportunidade de apresentar a toda a população não apenas os seus talentos como também os projetos que têm vindo a desenvolver ao longo do último período escolar. O programa pode ser consultado no site oficial da Câmara Municipal do Seixal.

Já este sábado, dia 21 de maio, a partir das 15 horas, os alunos da Escola Secundária João de Barros apresentam “O Moleiro do Moinho de Maré”, numa adaptação do conto tradicional “Frei João Sem Cuidados”, de Maria Domingues. Na sexta-feira, 27 de maio, é a vez da Escola Secundária Dr. José Afonso interpretar pelas 21h30 “A História Breve da Lua”, seguida da peça “O Mundo dos Fora D’Ali”, uma “criação coletiva a partir de um texto de Caio Fernando Abreu”.

A 1 de junho, quarta-feira, sobe ao palco a Escola Secundária Manuel Cargaleiro, com a peça “Saramaguini”. Começa às 21h30 e prolonga-se durante cerca de uma hora. No dia seguinte, 2 de junho, no mesmo horário, a Escola Básica da Cruz de Pau apresenta “À Beira do Lago dos Encantos”, de Maria Alberta Menéres. Na sexta-feira, chega à cena o clássico “O Principezinho”, de Antoine de Saint- Exupéry. A Escola Básica de Corroios estará encarregue do espetáculo, que tem início marcado para as 21h30.

Para fechar esta 24.ª edição da Mostra de Teatro Escolar, a partir das 15 horas, é dada a oportunidade dos alunos da Escola Básica de Vale de Milhaços contarem a história de “Uma Confusão Encantadora”, sendo que ainda há tempo para interpretarem a peça “Não É Assim Que Funciona!”. Haverá ainda um espetáculo — o último — desta vez com a Escola Básica Carlos Ribeiro como protagonista. É a peça “Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães”, de Manuel António Pina, o grande destaque a partir das 21h30.

Toda a população do Seixal é convidada a fazer parte desta grande iniciativa cultural do concelho que junta escolas, alunos, professores e, claro, as famílias. O melhor de tudo é que a entrada é gratuita.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA