“Convido-vos a levantarem-se todos juntos, de mãos dadas e, ombro a ombro, gritarem bem alto, como é hábito fazermos nos palcos dos nossos teatros e a deixarem sair as nossas palavras para despertar a consciência do mundo inteiro, para encontrar em nós mesmos a essência perdida da Humanidade”. Para muitos, o dia 27 de março não passa de uma data comum. Acordamos, vestimo-nos, vamos trabalhar e preparamo-nos para, no dia seguinte, fazer exatamente o mesmo. Para outros, porém, é o pretexto para celebrar o Dia Mundial do Teatro.
Este ano, a atriz egípcia Samiha Ayoub foi a escolhida pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI, na sigla original em inglês) para redigir a mensagem oficial da celebração. Na mesma, Ayoub apela a que os profissionais das artes de palco, “dramaturgos, encenadores, atores, cenógrafos, poetas, coreógrafos e técnicos, todos sem exceção”, se unam para que despertem “a consciência do mundo”. E a Câmara Municipal do Seixal não quer ser exceção.
É precisamente neste 27 de março que será inaugurada a nova sede do Teatro da Terra – Centro de Criação Artística. O momento está marcado para as 18h30 desta segunda-feira. “As instalações, localizadas na Torre da Marinha, foram cedidas e requalificadas pela autarquia, com um investimento municipal de cerca de 200 mil euros”, explicam no site.
Fundado em 2009 por Maria João Luís na direção artística e Pedro Domingos na gestão administrativa e financeira, o projeto tem um vasto currículo dedicado ao teatro. Entre 2009 e 2019, esteve sediado na região do Alto Alentejo, onde “deixou marca na comunidade e obteve reconhecimento nacional”.
Em 2019 passou então a ter sede no Seixal, onde tem reforçado a aposta de serviço público na área da cultura. É aqui que cria, produz, apresenta e acolhe espetáculos teatrais, sejam eles clássicos ou contemporâneos. “Com particular atenção ao público mais jovem, dinamiza um polo de formação com oficinas de experimentação teatral e realiza workshops de formação artística e técnica no domínio da atividade teatral”, acrescentam.
Autores universais tão importantes como Federico Garcia Lorca, Georges Feydeau, Karl Valentin, Molière, William Shakespeare, Samuel Beckett, Heinrich Von Kleist, Anton Tchékhov, Eugène Labiche, Maurice Maeterlinck, Lewis Carroll, Bernard-Marie Koltès, Charles Dickens, ou os nacionais António José da Silva, Nuno Milagre, Sophia de Mello Breyner, Herberto Helder, João Monge, Romeu Correia, Carlos de Oliveira, entre outros, ocupam lugares de destaque no histórico da companhia.
Depois de, em 2020, se ter assinado o protocolo de cooperação com a Câmara Municipal do Seixal — momento em que o Teatro da Terra passa a ser a companhia de teatro residente no Seixal — a inauguração destas novas instalações marca, agora, uma nova etapa da companhia. Afinal, será mesmo aqui, neste novo espaço, que o grupo passará a desenvolver a sua atividade.
“A Câmara Municipal do Seixal reconhece o trabalho de excelência que esta companhia tem feito no concelho, quer na apresentação de peças de teatro de qualidade, quer no seu envolvimento com a comunidade escolar, teatro sénior e companhias teatrais amadoras do Seixal. As novas instalações vão agora criar melhores condições para o desenvolvimento do trabalho da companhia e, consequentemente, para a dinamização da vida cultural no concelho”, refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.
Maria João Luís, um dos rostos mais conhecidos do teatro nacional e fundadora do Teatro da Terra, conta já com uma longa carreira na área da representação, tendo feito diversas peças de teatro e até mesmo novelas. No mês do Dia Mundial do Teatro, a New in Seixal falou com a atriz sobre o seu percurso profissional. Aproveite para ler o artigo.