cultura

Nos fins de semana de dezembro há 9 concertos especiais de Natal no Seixal

Acontecem de 4 a 18 de dezembro em vários espaços do concelho e contam com a presença de vários grupos de coro locais.
São gratuitos.

O Seixal está a poucos dias de ver chegar, oficialmente, a magia do Natal. As luzes que iluminam as ruas de vários pontos do concelho vão acender-se, a Aldeia Natal estará de volta ao Núcleo Urbano Antigo do Seixal e estão a ser preparados concertos de Natal gratuitos. Sim, leu bem.

A iniciativa da Câmara Municipal do Seixal, juntamente com as juntas de freguesia do concelho, já não é novidade nenhuma para os seixalenses. Nesta que é a sua 32.ª edição, os concertos de Natal esperam trazer de novo a quem vive, visita ou trabalha no Seixal uma programação que celebra, durante os próximos fins de semana, “o verdadeiro espírito natalício”, pode ler-se num comunicado da autarquia no seu site oficial.

Ao todo, são nove os espetáculos de entrada gratuita que decorrem de 4 a 18 de dezembro, em diversos espaços públicos do concelho do Seixal e sempre com a participação de vários grupos de coro locais.

Por exemplo, já neste sábado, dia 4 de dezembro, o concerto que arranca com esta edição acontece às 15 horas na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, na Quinta da Fidalga. Conta com a presença da Orquestra de Cordas e Coro da Escola de Artes do Independente Futebol Clube Torrense. Já no domingo, 5 de dezembro, é em Amora que decorre o segundo espetáculo dos Concertos de Natal de 2021. Nesse dia, vai ser o Coral Cantata Viva e organista que animará a partir das 16h30 a Igreja Beato Scalabrini.

Contudo, é no fim de semana de 11 e 12 de dezembro que o Natal se vai sentir em grande no Seixal. A razão: são quatro os espetáculos que estão agendados para esses dias. Logo ao sábado, a partir das 15 horas, a Orquestra de Cordas e Coro da Escola de Artes do Independente Futebol Clube Torrense volta a repetir a sua participação, mas agora no Moinho de Maré de Corroios. Mas a festa não se fica por aí, uma vez que logo às 17 horas o Coro Polifónico de Fernão Ferro atua num dos espaços religiosos da sua freguesia: a Igreja de Fernão Ferro. 

No domingo, 12 de dezembro, o ciclo de Concertos de Natal prepara-se para fazer acontecer mais dois espetáculos: um, pelas 16 horas, na Igreja de Corroios e com a participação do Coro Carpe Diem; e o outro a partir das 18 horas, a chamar novamente “ao palco” da Igreja de Fernão Ferro, o Coro Polifónico de Fernão Ferro

No fim de semana que fecha a 32.ª edição dos Concertos de Natal no Seixal, a Banda da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense tem atuação marcada para sexta-feira, dia 17 de dezembro, pelas 21h30 na Igreja do Seixal. À mesma hora, o Grupo Vocal Olisipo estará a dar o seu concerto no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. O concerto que encerra o evento acontece no dia seguinte, ao sábado, dia 18, pelas 16h30 na Igreja de Arrentela. Dessa vez, atuam os Ars Eloquentia.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA