cultura

No Seixal, os miúdos vão poder fazer os próprios manjericos — e é grátis

A Biblioteca do Seixal recebe a oficina que quer estimular a criatividade dos pequenos artistas entre os 3 e os 12 anos.
Para dar asas à imaginação.

O mês de junho é sinónimo de Santos Populares, de alegria nas ruas e de tradições que passam de geração em geração. Este ano, no concelho do Seixal, há um programa pensado especialmente para os mais novos, onde a criatividade anda de mãos dadas com as raízes populares.

No próximo sábado, 28 de junho, a Biblioteca Municipal do Seixal recebe a iniciativa “S. Pedro na Biblioteca – Manjericos na Ludoteca”, uma oficina divertida que promete ocupar a tarde dos miúdos com cor, imaginação e tradição.

A atividade, que decorre entre as 17h30 e as 19 horas, desafia os mais novos a criar e decorar os próprios manjericos — aquele símbolo tão típico dos Santos Populares, que há décadas espalha mensagens de afeto e boas energias. Usando materiais variados, vão poder dar asas à imaginação, aprendendo sobre os valores associados a esta época: amor, cuidado, compromisso e celebração comunitária.

Mais do que uma simples atividade lúdica, este atelier é uma forma de estimular a coordenação motora, a perceção visual e a criatividade emocional, num ambiente descontraído e pensado para promover ligações entre miúdos e adultos.

Para muitas famílias, esta pode ser uma forma de voltar a viver os rituais de São Pedro de forma mais educativa. Entre a tradição e o toque pessoal, os manjericos ganham nova vida — desta vez nas mãos dos mais novos.

O atelier é gratuito e destinado a miúdos entre os 3 e os 12 anos, acompanhados por um adulto, mas está sujeito a inscrição prévia pelo telefone (210 976 100) ou email (biblioteca.se@nullcm-seixal.pt). Consulte o site para mais informações ou novidades. 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. Dr. Aristides Sousa Mendes
    2840-244 Seixal

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA