Os fãs de sagas animadas como “One Piece” ou “Dragon Ball” vão poder juntar-se no novo clube de leitura manga e conversar sobre personagens como Son Goku e Monkey D. Luffy. O primeiro encontro está marcado para 31 de, na Biblioteca Municipal do Seixal.
O termo “manga”, que pode ter significados como “imagem irrisória” ou “desenho inacabado”, refere-se a bandas desenhadas originárias do Japão, sendo caracterizadas por uma forma de leitura oposta ao considerado convencional no Ocidente. Os livros contam histórias de forma semelhante aos filmes produzidos no país, os anime, com a particularidade de expressar as emoções das personagens através de olhos grandes.
Estas histórias aos quadradinhos estão dividas em subgéneros direccionados a diferentes públicos. A categoria kodomo destina-se aos miúdos, mas shonen e shojo são mais indicados para adolescentes, do público masculino e feminino, respetivamente. Já o seinen tem como foco jovens adultos masculinos e o josei mulheres adultas.
A cultura pop japonesa conquistou popularidade mundial, desde o anime, a fenómenos como o cosplay ou o ramen, um prato igualmente apreciado em Portugal. Contudo, além de conversas sobre consumo, o clube de leitura manga também irá abordar temas como “questões de género, guerra, romance, horror, humor, desporto”.
As quatro sessões previstas serão dinamizadas por Sandy Gageiro, jornalista especializada na área da cultura desde 1999. Durante os encontros, o clube de leitura vai promover igualmente um espaço de abertura a jovens que queiram expor as questões e preocupações que tenham.
A primeira sessão do clube de leitura manga terá lugar no sábado, 31 de maio, às 17h30, na Biblioteca Municipal do Seixal. A entrada é livre, estando sujeita a reserva por email (biblioteca.se@nullcm-seixal.pt). Consulte o site para mais informações.