cultura
ROCKWATTLET'S ROCK

cultura

Ler juntos, mas à distância. Há um novo clube de leitura online com encontros mensais

O Book Society, criada pela editora SELF, tem sessões mensais no Discord e há planos para encontros presenciais trimestrais.

Há sinais de mudança na leitura em Portugal. Apesar da quebra na venda de livros físicos, sobretudo entre adultos, a verdade é que os números mostram que há cada vez mais leitores. E são os jovens que lideram esta nova vaga.

Segundo dados do estudo “Hábitos de Compra e Leitura em Portugal”, apresentado pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), 43 por cento dos portugueses entre os 15 e os 24 anos dizem ler regularmente. Lê-se mais, mas compra-se menos. As bibliotecas públicas, os clubes de leitura e os formatos digitais estão a ganhar terreno e com eles, ressurgem novas formas de ler em conjunto.

É neste contexto que nasce a Book Society, o novo clube de leitura da editora SELF, que arranca neste mês de outubro. Trata-se de um projeto que quer criar uma comunidade à volta de livros que fazem pensar e sentir, sem depender de um sofá confortável ou de uma livraria de bairro.

A ideia de um clube de leitura pode fazer lembrar tertúlias sérias e solenes, com poltronas e intelectuais a discutir temas pesados. A Book Society, por seu lado, chega com um espírito mais leve e com uma missão de criar uma comunidade.

A SELF, conhecida pelas publicações de não-ficção com uma forte componente inspiracional, explica à NiT a ideia por detrás do projeto. “Já acostumávamos fazer alguns eventos presenciais à volta dos livros ou com autores nossos, às vezes workshops com autores portugueses. Mas decidimos fazer o Book Club não só pelo gosto pelos livros, mas também, este particularmente, porque tem uma vertente online, que permite chegar a mais público”, diz Carla Maia, da editora.

A Book Society promete uma experiência completa. Todos os meses é escolhido um título da SELF, ao qual se junta um guia de leitura com curiosidades, contextos e frases-chave para reflexão. O mês termina com um encontro online, cuja gravação fica disponível mais tarde, para quem não pode comparecer, e a cada trimestre há tertúlias presenciais na sede da editora em Lisboa. Tudo pensado para que ninguém fique de fora.

Além do livro e do guia, quem se junta ao clube recebe também acesso a um canal privado no Discord (plataforma online), onde os participantes vão trocando ideias ao longo da leitura. No pack mensal (26,90€) vêm ainda brindes exclusivos como marcadores, stickers e mais algumas surpresas. Há também uma opção mais simples (9,90€), ideal para quem já tem o livro.

A primeira sessão arranca com “Talvez Devesses Falar com Alguém”, de Lori Gottlieb, um best-seller internacional escrito por uma terapeuta que, entre histórias dos seus pacientes e episódios da sua própria vida, nos lembra que até os terapeutas precisa de terapia.

“Tem um bocadinho de humor, mas também convida à reflexão. Conta a história de uma terapeuta que a cada capítulo conta episódios dos seus pacientes”, explica. “Escolhemos livros que têm esta componente de podermos também ajudar ou transportar o teor do livro para a nossa vida, para que não seja uma coisa completamente alienada da nossa vida.”  O período de leitura desta obra acontece entre 12 de outubro a 12 de novembro. O encontro online para discuti-la está marcado para 13 de novembro.

A lógica do clube é pensada para leitores regulares, mas também para quem quer recuperar ou ganhar o hábito da leitura. “A ideia é ajudar com este acompanhamento, com as reflexões, os guias de leitura, a caracterização das personagens, poder ajudar a pessoa que está a começar e que não tem tanto hábito de leitura a ganhar esse gosto”, acrescenta.

Ao longo das semanas, os membros recebem por email diversos elementos que ajudam a preparar e a enriquecer a experiência, “um bocadinho a história da autora para perceberem um bocadinho de onde é que a autora vem”, como é que “nasce o livro”. “A ideia é também ir acompanhando o leitor durante este mês para depois quando chegarmos à ação não haver aquela ruptura entre a ação inicial e a ação final.”

O livro do próximo mês também já está escolhido, “A Vida Contada” de AJ Fikry, uma ficção que acompanha o dono de uma livraria, com um amor imenso pelos livros. “É ótimo para quem adora ler e muito bom para a época que antecede o Natal”, garante.

As inscrições para a primeira sessão decorrem até 12 de outubro.

ARTIGOS RECOMENDADOS