cultura

Largo da Igreja do Seixal recebe um recital de canto e piano esta sexta-feira

O espetáculo tem início marcado para as 21h30 e será projetado noutros pontos do concelho. A entrada é gratuita.
Marque na agenda.

O centenário do nascimento de José Saramago continua a celebrar-se no concelho do Seixal. Depois de várias iniciativas desenvolvidas, como mostras bibliográficas, leituras de obras do autor e exposições, chega esta sexta-feira, dia 16 de setembro, mais um momento imperdível inserido nesta grande comemoração: um recital de canto e piano que estará a decorrer ao vivo no Largo da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, no Seixal.

“A última obra de Lopes-Graça composta sobre um texto poético original é o ‘Tríptico de D. João’ da autoria de José Saramago. Intenso e sombrio, este pequeno ciclo é a única colaboração entre estes dois grandes criadores e é raramente ouvido, uma falha que queremos agora colmatar”, começa por escrever a Câmara Municipal do Seixal no seu site oficial.

Desta forma, homenageado de uma só cartada este compositor assim como o emblemático escritor José Saramago, prepare-se para experienciar um momento absolutamente único no concelho. No alinhamento está prevista ainda a interpretação de temas de canções populares gregas e alusivas ao 25 de Abril, passando ainda por outras canções sobre poemas de Carlos de Oliveira e Fernando Pessoa. A fazer tudo acontecer estará o barítono Ricardo Panela e o pianista Nuno Vieira de Almeida.

A diferença deste evento está, contudo, no facto de que a peça cantada será acompanhada por um trabalho de ilustração da autoria de Leonardo Guinchon. “Este projeto, criado exclusivamente para ser apresentado ao vivo no contexto deste recital, será uma peça em vários atos que acompanha a narrativa sonora. Nela, o autor usa várias linguagens visuais, que vão da ilustração vectorial à animação 2D e 3D”, adianta ainda a autarquia.

Toda a população está convidada a comparecer neste evento que terá início pelas 21h30. Se não tem oportunidade de se deslocar até ao Seixal, deixamos-lhe ainda a boa notícia de que o espetáculo será projetado em outros pontos do concelho, como no Jardim da Quinta da Água, em Corroios, na Praça 5 de Outubro, junto ao Coreto, em Amora e na Rua da Associação de Moradores dos Redondos, em Fernão Ferro. A entrada é gratuita.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA