cultura

“La Fortuna”: a nova série sobre o tesouro escondido perto de Portugal

É a estreia em televisão de Alejandro Amenábar, que realizou “Vanilla Sky”, “Os Outros” e “Mar Adentro”.
Stanley Tucci é um dos protagonistas.

Alejandro Amenábar é o realizador espanhol e chileno conhecido por filmes como “De Olhos Abertos” (que deu origem ao remake “Vanilla Sky”), “Os Outros” e “Mar Adentro”, com que ganhou o Óscar de Melhor Filme Internacional.

Agora, o cineasta estreia-se em televisão com a série “La Fortuna” — começa a ser transmitida no canal AMC esta quarta-feira, 11 de maio, a partir das 22h10. Trata-se de um drama legal de seis episódios centrado numa improvável história real.

“La Fortuna” é sobre o maior tesouro de sempre afundado no mar — e foca-se na luta para reclamar a sua pertença. O enredo é uma adaptação da novela gráfica “El Tesoro del Cisne Negro”, que se baseia nos tais factos verídicos de uma fragata espanhola que foi atacada pela marinha britânica, na costa do Algarve, em 1804. E que ali ficou afundada.

O acontecimento ficou conhecido como a batalha do Cabo Santa Maria — uma das várias que marcaram a dúzia de anos de confrontos que opuseram o Reino Unido a Espanha, durante as invasões napoleónicas. Napoleão Bonaparte acabaria por invadir Espanha em 1808, provocando a erupção dos movimentos independentistas na América latina.

Daí que Alejandro Amenábar tenha dito à “NBC”: “O que a série valoriza não é tanto uma pilha de moedas de ouro e prata, mas o que o desastre representa. É parte da história e, portanto, da cultura, da herança e identidade de cada país”.

Em 2007, 203 anos depois do ataque, uma equipa especializada em resgatar tesouros debaixo de água recuperou a fortuna. No total foram recolhidas cerca de 595 mil moedas de ouro e prata do século XIX.

O que resultou daí foi uma enorme batalha legal sobre quem teria direito àquele tesouro. A história acompanha um jovem diplomata espanhol chamado Álex Ventura, que se junta a um administrativo do estado e a um advogado especializado em direito marítimo para enfrentarem o caçador de tesouros americano Frank Wild em tribunal.

A novela gráfica que deu origem à série foi escrita por Paco Roca e Guillermo Corral, que é um embaixador espanhol e na altura fez parte da equipa diplomática que defendeu os interesses do país. Inspiraram-se em clássicos como “A Ilha do Tesouro”, de Robert Louis Stevenson; e “As Aventuras de Tintin”, de Hergé; para criar a narrativa.

O elenco de “La Fortuna”, série tanto falada em castelhano como em inglês, inclui nomes como Stanley Tucci, Clarke Peters, T’Nia Miller, Álvaro Mel, Ana Polvorosa, Karra Elejalde ou Duncan Pow.

Carregue na galeria para conhecer outras séries novas.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA