cultura

João Catarré fala pela primeira vez sobre o cancro — e o segredo que quis guardar

O ator de 43 anos diz que ficou “estupefacto” pelo apoio, mas chocado pela “devassa da vida privada”.

“Fui só ali resolver um assunto e voltei. Fiz um pequeno intervalo. Estou de volta.” Foi desta forma que João Catarré quebrou o silêncio, em entrevista ao “Alta Definição” da SIC, este sábado, 20 de janeiro. Desde agosto que circulavam os rumores de que o ator de 43 anos estava a receber tratamentos devido a um cancro.

Cinco meses depois, Catarré decidiu finalmente falar sobre o tema que, refere, pretendeu manter sob segredo. “Nunca quis que isto fosse notícia. Sempre fiz tudo para evitar que se soubesse, para não preocupar ninguém. Achava que era uma coisa que eu ia resolver, como resolvi.”

Os rumores que começaram a circular contrariaram o plano do ator, que recebeu o diagnóstico de um cancro, que o forçou a ficar durante vários períodos em isolamento. As primeiras notícias, que diz terem sido falsas, obrigaram Catarré a ter que as desmentir.

“Há pessoas que relatam todos os problemas nas redes sociais. Não é o meu caso. Se quisesse, tê-lo-ia feito. Não quis. Recatei-me porque precisei de estar muito ciente do problema. Tive que me fechar numa bolha.”

Tudo corria bem até às primeiras “notícias falsas”. “Assisti a situações para tentarem chegar a informações que foram muito graves, muito feias. Houve uma devassa muito grande da minha privacidade.”

Sobre doença, confessa que, por momentos, o pior lhe passou pela cabeça. “Há sempre o receio, ouvimos falar… Mas rapidamente o medo foi substituído pela resolução. Vamos lá tratar disto. Há uma mudança no chip, na nossa cabeça. Foi o que me aconteceu. O medo durou pouco tempo”, conta.

A notícia chegou em junho em 2023, após ter sido sujeito a vários exames, motivados por um cansaço fora do comum. “Pensei que era a idade a funcionar. Afinal era outra coisa.”

“Achamos que somos super-homens, que somos fortes, que nada nos afeta, mas as coisas não são bem assim”, diz. “Tive que ficar em isolamento durante alguns períodos.”

Catarré, que é pai de uma menina de oito anos (com a atriz Sandra Santos, que conheceu nas gravações da novela “Belmonte”), explica como abordou o tema com a filha. “Disse-lhe só que o pai ia levar umas vitaminas e fazer uns exames. Que estava tudo bem.”

Hoje, o problema está resolvido. “O responsável pelo processo ligou-me e disse: ‘Já está’. Fiquei todo contente, começámos aos gritos, aos saltos. Foi uma lufada de ar fresco, uma sensação de missão cumprida”, conta, apesar de confessar que o pior lhe passou pela cabeça. “No início, por breves momentos… Houve uma tentativa do pior cenário entrar aqui dentro. Mas passou. Entra e sai.”

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA