cultura

Já se pode inscrever no concurso CineClube Seixal

Os jovens cineastas vão poder demonstrar talento, ambição e ousadia na criação de uma curta-metragem.
Mostre o seu talento.

Todos nós nascemos com algum talento especial, que gostamos de aperfeiçoar. Para os verdadeiros fãs de cinema, chegou a oportunidade de aprenderem e entrarem neste mundo do espetáculo. As inscrições para a 2.ª edição da Mostra Concurso Metragens, do CineClube Seixal, já estão abertas e qualquer jovem entre os 15 e os 20 anos, residente no concelho do Seixal, pode participar individualmente ou em grupo até um número máximo de três elementos.

Este ano, o tema será “A Liberdade” e os participantes terão de respeitar o tema e criar um projeto, cumprindo os parâmetros estipulados. Aqui têm a possibilidade de aprender a fazer um filme com uma equipa, que irá orientá-los desde a produção, à escrita do guião e à realização e montagem da metragem, disponibilizando-lhes todo o material necessário para realizarem os trabalhos.

A fase de candidaturas decorre até 27 de novembro, sendo que basta enviar um email para seixalcineclube@nullgmail.com com o nome, idade, freguesia de residência, contacto telefónico, escola e ano de escolaridade (se aplicável), breve sinopse/história do filme a realizar e uma nota de motivação para aprender a fazer um filme.

Para o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, este projeto pretende “incentivar a criatividade artística” dos jovens e “contribuir para a formação cultural integral”, ao estimular a aproximação às artes. “Em relação ao tema escolhido, a liberdade, acontece à beira das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril, logo não poderia ter sido mais bem escolhido”, acrescenta o autarca seixalense.

O projeto de criação de filmes é desenvolvido pela RUGAS — Associação Cultural e conta com o apoio da Câmara Municipal do Seixal. Esta iniciativa decorrerá ao longo do ano letivo 2023-2024, mais concretamente entre dezembro de 2023 e outubro de 2024.

A RUGAS selecionará um máximo de 17 participantes para o concurso, de acordo com a qualidade e coerência demonstradas na sinopse/história apresentadas na candidatura. A fase de formação, para os projetos selecionados, será feita nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, às quintas-feiras das 18h30 às 20h30 e/ou aos sábados das 14h30 às 16h30.

Após a finalização dos projetos, é realizada a mostra de curtas-metragens, numa apresentação pública, com convidados e um júri, que fará uma análise crítica aos filmes apresentados. Se quiser saber quem foi a vencedora do ano passado, leia este artigo da New in Seixal e conheça a história e filme.

Para se inspirar percorra a galeria e veja as novas séries e temporadas que vão estrear no mês de novembro.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA