Não é novidade que todos os meses anunciamos a programação da companhia de teatro seixalense Animateatro, afinal existem sempre novas criações e propostas culturais para todas as idades.
Em novembro não vai ser diferente e estão previstas novas apresentações e muita diversão para os miúdos. Como é hábito, a maioria das apresentações serão feitas no espaço da Animateatro, na Praceta José Maria Vieira, 4 cv dt, perto da Piscina Municipal de Amora.
Apenas uma das encenações será realizada fora do espaço da companhia, uma vez que decorre no âmbito do Festival de Teatro do Seixal, na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.
O valor dos bilhetes é de 5€, tanto para os adultos como para os miúdos. As reservas podem ser feitas através do email comunicacaoanimateatro@nullgmail.com ou do número 212 254 184. Também pode comprar o ingresso na bilheteira do espaço da Animateatro, uma hora antes do início da performance.
Confira abaixo todas as peças que pode ver em família e as respetivas sinopses.
“Mozartini”
Entre sinfonias e flautas mágicas, embalam-se mozartinis divinos em tons de nada. Baquetas de um maestro agitam-se em andamentos, pulsações, compassos e árias mágicas em que suavemente dormimos e sonhamos ao som do que somos e do que poderemos vir a ser. O coração acorda e a liberdade começa. A orquestra está pronta. Afinam-se os instrumentos e faz-se silêncio, que se vai viver Mozart.
Local: Espaço Animateatro, em Amora
Data: 10 de novembro às 11 horas
Classificação etária: dos 6 meses aos 4 anos
Lotação máxima: 40 pessoas
Duração: 40 minutos
“Candeia Acesa”
Fala sobre o sentimento pré-25 de Abril, a revolta, o julgamento e o policiamento. No decorrer do espetáculo, todo ele povoado de signos e músicas originais, promovemos o discernimento, o direito à escolha e à literacia. Desenhamos um povo cuja identidade se viu e ainda vê como sonhadora, persistente e estoica.
No fundo, é uma homenagem ao fado e ao destino, como motor de renovação. Revelando a discrepância entre o rural e o citadino, entre o literato e o iliterato, entre o sonho e a realidade, a encenação promove um encontro furtivo a um local que se promete livre, num mundo onde impera o totalitarismo.
Local: Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços
Data: 15 de novembro às 21h30
Classificação etária: Maiores de 14 anos
Lotação máxima: 40 pessoas
Duração: 70 minutos
“E Depois Éramos Dois”
A essência do ser humano está na procura de se conectar com o outro. Inclusivamente, Platão, sugere que os humanos, que inicialmente eram seres arredondados, com dois rostos, quatro pés, e quatro braços, são agora seres incompletos, divididos ao meio por castigo, e condenados a viver à procura de conexões.
Este projeto apresenta-se como uma peça de dança contemporânea com uma estrutura episódica (seccionada), que reflete o percurso de dois seres que se encontram no mesmo lugar, à mesma hora, e as etapas que lhes permitem retomar a sua existência como um único ser completo.
Local: Espaço Animateatro, em Amora
Data: 16 de novembro às 21 horas
Classificação etária: Maiores de 6 anos
Lotação máxima: 40 pessoas
Duração: 30 minutos
“Com 3 Novelos”
Baseada em factos reais, esta história salta do livro para o palco. Entramos nas memórias da personagem principal, que se relembra, enquanto menina, quando no final dos anos 60 teve de fugir com a sua família à ditadura do Estado Novo. Tudo na sua cabeça é um emaranhado de imagens que vão sendo desenroladas como a lã que se solta das malhas das camisolas para formarem um novelo.
Um espetáculo de Ana Mota Ferreira e Manel Bilro, inspirado no livro Com 3 Novelos – O mundo dá muitas voltas, do Planeta Tangerina. Em busca de um lugar mais livre onde todos os meninos possam ir à escola, uma família muda-se para outro país. No entanto, apesar de diferente, o país novo que a acolhe está longe de ser perfeito e, neste novo mundo cinzento, a falta de liberdade sente-se em coisas tão simples como escolher a cor da camisola que se quer vestir pela manhã.
Local: Espaço Animateatro, em Amora
Data: 24 de novembro às 11 horas
Classificação etária: Maiores de 6 anos
Lotação máxima: 40 pessoas
Duração: 40 minutos