Já é habitual trazermos as novidades, estreias e programações da companhia Animateatro, este mês não é diferente. Existe muita coisa para ver e descobrir, histórias que vão fascinar o público mais miúdo até aos mais velhos, há peças para todos os gostos, continue a ler e descubra quais são.
Antes de avançarmos, convém esclarecer que o local de apresentação das encenações que pertencem à programação infância — família, realizadas no Cinema São Vicente, ainda está por definir, já que o espaço do cinema está interdito. A companhia de teatro está, neste momento, a encontrar um local alternativo para poder exibir estas peças.
A primeira exibição do mês está programa para o dia 18 de novembro no norte do País, com a encenação de “BALBUCIA”. Esta peça, feita para miúdos dos seis meses aos três anos, tem uma duração de 35 minutos e será apresentada no Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis pelas 15h30. Neste novo espetáculo, a companhia palmilha com um bebé a viagem da comunicação.
Parte da sonorização estimulada pelo simples sopro, passando pelo balbuciar, plantando, colhendo letras, construindo a palavra, articulando-a repetidamente, retirando-lhe a noção generalista que possui no início da descoberta, diferenciando-a perante conceitos, fazendo-a chegar ao Colectivo, à construção da frase, à linguagem.
Lina Ramos foi quem deu a conceção, encenação e direção desta criatividade, sendo que a interpretação ficou a cargo de Cláudia Palma e Sérgio Marcelino. Curioso com as abordagens da Animateatro? Nós também, acompanhe a lista abaixo e veja tudo o que o espera nos próximos dois meses.
Novembro
Teatro de improviso “noites de impro by IMPROMIX”
Dia – 25 às 21 horas
Produção – Os IMPROMIX (Lisboa)
Classificação – maiores de 16 anos
Duração: 70 minutos
Local – Espaço Animateatro
Sobre – Espetáculo que consiste numa sequência de jogos que têm como objetivo colocar os improvisadores em situações desafiantes ao longo de todo o espetáculo.
Ficha Técnica e Artística – Encenação: Pedro Pedroso | Criação e interpretação: Alexandra Pato, António Andrade, António Pimparel, Pedro Pedroso & Tiago Negrão Pinheiro | Produção: Pedro Pedroso
Dezembro
Teatro “F de Fedra | H de Hipólito”
Dia – 2 às 21 horas
Produção – Carla Madeira e Pedro Lopes (Lisboa)
Classificação – maiores de 14 anos
Duração – 70 minutos
Local – Espaço Animateatro
Sobre – Fedra e Hipólito revisitados pela perspetiva de vários autores. Uma versão cocktail que cruza as vozes destas duas personagens e oscila entre diversas perspetivas — desde as mais clássicas às mais contemporâneas; das mais cruas às mais poéticas — sobre a forma como se comunicam. O desejo, a vergonha, a rejeição, a dor e a vingança como motores da ação. Partindo da premissa do minimalismo cénico e de um pendor marcadamente físico – pretendemos explorar a relação entre corpo, erotismo e morte – oscilamos em modo zapping pelas emoções de Fedra e Hipólito, e pelo modo como ambos se relacionam, evidenciando como uma mesma narrativa pode ser tão fértil em visões e interpretações.
Ficha Técnica e Artística – Interpretação, criação/dramaturgia, cenário, figurinos, design de luz e som: Carla Madeira | Interpretação: Carla Madeira e Pedro Lopes
Teatro “A LOJA dos SONHOS de NATAL”
Dia – 3 às 11 horas
Produção – CATIVAR (Lisboa)
Classificação – maiores de 3 anos
Duração – 50 minutos
Local – por definir
Sobre – Na loja da avó Lita há sonhos para todos os gostos. Agora que se aproxima o Natal a azáfama é grande. São muitos os preparativos para que os clientes saiam dali satisfeitos e felizes. É que a avó distribui sonhos, mas também histórias e lendas de encantar. Mas há um dia em que o Rabanete cria uma grande confusão! A Avó Lita acha que as pessoas vão parar de sonhar, não pode ser!
Ficha Técnica e Artística – Cativar, Teatro para a infância
Teatro “SAARACI, o último gafanhoto do deserto”
Dia – 10 às 11 horas
Produção – SAARACI – Criativo Teatral (Porto)
Classificação – maiores de 5 anos
Duração – 50 minutos
Local – Por definir
Sobre – Esta produção coloca em cena, de forma criativa e alegre, o incrível telúrico mundo da artista plástica lusocaboverdiana Luísa Queirós. Um espetáculo que levará as crianças a pensarem sobre a preservação ambiental e animal e que utiliza múltiplas técnicas diferenciadas, desde a forma animada, com uma belíssima marioneta que encarna o nosso protagonista, até técnicas de contação de estóreas, utilização de máscaras e sombras chinesas.
Ficha Técnica e Artística – Texto Original: Luísa Queirós | Dramaturgia: João Branco | Encenação e direção artística: João Branco e Janaina Alves | Interpretação: Deka Saimor, João Branco e Janaina Alves | Música Original: Sérgio Figueira | Figurinos: Janaina Alves | Marioneta: Amândio Anastácio / Alma d’Arame | Ilustrações: Luísa Queirós | Consultadoria Artística: Teatro de Marionetas do Porto | Produção Saaraci Coletivo Teatral