cultura

Já pode conhecer a olaria romana do Seixal nesta visita gratuita

Existem vestígios com mais de mil anos, feitos com técnicas que ainda hoje surpreendem os especialistas.
Vai sair de lá um períto em história.

Este fim de semana, no dia 15 de dezembro, pelas 10 horas, vai poder descobrir toda esta riqueza antiga que está concentrada na Olaria Romana da Quinta do Rouxinol. Será uma oportunidade para conhecer também de perto o único Monumento Nacional do concelho do Seixal, que tem ainda o mérito de manter vivo a arte oleira.

Durante a visita, que irá decorrer até às 12h30, vai aprender como funcionava aquele estilo arquitetónico, quais eram as técnicas utilizadas nos fornos cerâmicos e, claro, as ânforas e loiças domésticas que eram produzidas por ali.

Estima-se que esta olaria tenha estado em funcionamento entre os séculos III e V, ou seja, há mais de 1500 anos. Apesar de o evento ser gratuito, terá de realizar uma inscrição prévia para garantir o seu lugar. Para isso, basta enviar um email para ecomuseu.se@nullcm-seixal.pt, com o seu nome.

A Olaria Romana da Quinta do Rouxinol faz parte do Ecomuseu Municipal do Seixal. Segundo alguns relatos orais, os primeiros achados foram encontrados em 1960. Porém, apenas em 1986, durante uma obra de saneamento, é que foi encontrado o primeiro forno oleiro. Até à data, já se descobriu uma fossa para deitar trabalhos mal feitos, várias peças de cerâmica intactas e partidas, um segundo forno e vestígios de um terceiro.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA