cultura

Já estão abertas as inscrições para o Festival de Música Moderna de Corroios

Se tem um projeto musical livre de contrato com editoras, esta é a oportunidade certa para mostrar o seu talento ao País.
O vencedor ganha um prémio monetário de 1000€ (mas não só).

Dar os primeiros passos no mundo da música, principalmente em Portugal, não é uma tarefa fácil. Muitas vezes faltam as oportunidades e os momentos certos para que os artistas possam mostrar o seu talento. No entanto, no concelho do Seixal, parece haver sempre algo para contrariar a tendência. Desta vez, é a freguesia de Corroios a responsável.

Diretamente pensado e destinado a quem tem um projeto musical livre de contratos com editoras, chega ao Seixal a 26.ª edição do Festival de Música Moderna de Corroios. Por isso, se esta arte é uma das suas maiores paixões e até já deu os primeiros passos ou avançou com um projeto pessoal (ou em grupo), não terá provavelmente hora mais certa para mostrá-lo a Portugal.

Segundo o regulamento do festival, nesta edição de 2022 vão poder participar “todos os agrupamentos ou individuais portugueses sem contrato com editoras, não inibindo a participação de quem tenha edições de autor ou temas incluídos em compilações”. Uma vez reunidos os requisitos, os artistas interessados devem fazer a sua inscrição, no máximo, até ao dia 16 de março.

De acordo com as regras do Festival de Música Moderna de Corroios, a inscrição é concretizada através “da entrega de uma maqueta com quatro temas originais e a opção por um quinto tema, que será obrigatoriamente uma versão de um tema editado e em português”. No caso de os quatro primeiros temas serem cantados, as letras podem ser em qualquer língua. Já em relação à duração de cada tema, não deverá ultrapassar os cinco minutos.

Esta coletânea musical, quando compilada, deve depois ser enviada por email, em formato mp3, para musica@nullfestivaldecorroios.net. Devem também ser enviadas, no mesmo email, as seguintes informações: nome do projeto; nome, idade e contacto telefónico dos músicos; email ou rede social (caso exista); fotografia e biografia da formação e ainda a letra de todos os temas apresentados.

Do conjunto de todas as inscrições, serão selecionados doze projetos, mais três suplentes, que terão depois a oportunidade de atuar no Festival de Música Moderna de Corroios. O evento decorrerá ao longo de cinco sábados, de 23 de abril a 28 de maio — o dia da final. Em cada sessão vão atuar três projetos, por volta das 22 horas, no palco do evento: o Cineteatro do Ginásio Clube de Corroios. Note que no último dia do evento apenas participarão os três melhores projetos musicais selecionados das quatro sessões que decorreram anteriormente.

No que toca a prémios, o projeto mais pontuado terá direito a uma recompensa monetária no valor de 1000€ e uma atuação no Palco Carlos Paredes, nas Festas da Vila de Corroios 2022, no dia 19 agosto. Mas há mais. Nesse mesmo concerto, o vencedor verá o seu espetáculo a ser alvo de uma gravação profissional de som e vídeo, que depois será disponibilizada para edição.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA