cultura

“Infinito”. Depois da Eurovisão, NAPA lançam novo single com Van Zee

O tema 100 por cento madeirense é uma homenagem à memória de um amigo. O videoclipe também já está disponível.
Single inclui Van Zee.

Depois de representarem Portugal no Festival Eurovisão da Canção de 2025, os NAPA lançaram esta sexta-feira, 30 de maio, o primeiro single após a aventura no concurso. O novo tema chama-se “Infinito” e é uma colaboração com o músico Van Zee, também ele madeirense.

Marcada pelo instrumental acústico, a canção aborda a experiência de se perder um amigo durante a infância. Esta história está refletida não só no videoclipe que acompanha o lançamento da faixa, mas também na capa, onde surgem dois miúdos a jogar à bola num campo verde.

A imagem é uma referência à forma como Guilherme, um dos membros da banda, se cruzou com Sebastião Caldeira, de nome artístico Van Zee. “Conheci-o a jogar à bola nas festas de anos do meu primo”, escreveu numa publicação no Instagram. “Sem sabermos, as fatias de bolo, os Bongos de laranja e as balizas improvisadas deram início ao caminho desta canção.”

E acrescenta: “Anos mais tarde, chegou a notícia inconcebível. A alegria pura e contagiante do meu primo deu lugar ao desespero e confusão. A luz que iluminava os nossos dias foi-se apagando, até se extinguir.  Nove anos depois, a música juntou o meu caminho com o do Sebastião de novo para honrar a memória dele.”

Os NAPA surgiram há cerca de 13 anos, como uma humilde banda de garagem, que se dedicava a fazer covers. O primeiro álbum, “Senso Comum”, foi editado em 2019, onde deixaram para trás o inglês e assumiram a língua nativa.

A mudança acabou também por se refletir no nome. Os Men On The Couch viraram NAPA. Em 2023, lançaram o disco “Logo Se Vê”, mas foi com “Deslocado”, que alcançaram, depois de mais de uma década, o reconhecimento em Portugal. A canção transformou-se num hino entre os universitários e emigrantes.

Já Van Zee é, atualmente, um dos artistas mas ouvidos em Portugal. O sucesso chegou logo após o lançamento do disco de estreia, “Aporia”, em 2021. Seguiu-se “do.mar”, em 2023, que soma mais de 90 milhões de streams no Spotify e, no início deste ano, lançou o projeto “ALTA COSTURA”, em colaboração com o produtor FRANKIEONTHEGUITAR.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA