É, possivelmente, uma das mais célebres peças do incontornável dramaturgo britânico William Shakespeare. “Hamlet” chegou à literatura universal entre 1599 e 1601 para trazer ao de cima o debate sobre várias temáticas da natureza humana. Esta tragédia fala, aliás, sobretudo, da dicotomia entre a vida e a morte. Para alegria dos fãs shakespearianos, chega esta sexta-feira e sábado, dias 13 e 14 de maio, ao Fórum Cultural do Seixal.
“Esta é uma performance sobre a perceção da realidade moderna, logo sobre fronteiras. A peça é sobre a possibilidade de olhar essa realidade a partir de dois polos dessa perceção: um, o mundo é virtual; dois, 2, o mundo é real. A peça “Hamlet” é um confronto desses dois oponentes e o processo de interação entre eles”, pode ler-se na descrição deste evento no Facebook, partilhada pela Companhia de Teatro de Braga.
Recorde-se que “Hamlet” é uma obra inspirada numa antiga lenda nórdica. Shakespeare escreve sobre um príncipe da Dinamarca que descobre que o seu pai foi assassinado pelo tio, Cláudio, que ambiciona o trono e que acaba por se casar com a sua mãe, Gertrudes. Na peça que estará em cena no Seixal, sobressairá a dualidade entre quatro personagens. Dois homens — Hamlet e Cláudio — e duas mulheres — Ofélia e Gertrudes.
“Hamlet e Ofélia entendem o mundo como virtual. A mãe e o padrasto de Hamlet entendem o mundo como real. Após a colisão dessas duas formas de perceção, os representantes da compreensão virtual do mundo morrem fisicamente (Hamlet, Ofélia) e os representantes da compreensão real (mãe e padrasto de Hamlet) permanecem vivos. Eles sobrevivem aos seus próprios filhos. Este foi o ponto de partida para o espetáculo que entretanto evoluiu… é um processo”, esclarece a companhia.
O espetáculo decorre no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, a partir das 21h30. Os bilhetes para assistir a esta peça de teatro já se encontram à venda. Para o público em geral, o ingresso tem o custo de 10€ e pode ser comprado online. Este valor, contudo, reduz para os 6€ para jovens até aos 25 anos, reformados e funcionários das autarquias do Seixal e profissionais do espetáculo. Mas atenção: o desconto apenas é válido para os ingressos adquiridos fisicamente na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.