cultura
ROCKWATTLET'S ROCK

cultura

Há uma nova exposição gratuita para ver no Seixal em setembro

A Artes — Associação Cultural do Seixal será a responsável por trazer um conjunto de 36 obras artísticas.

É já no próximo dia 5 de setembro, quinta-feira, que a Galeria de Exposições Augusto Cabrita recebe uma nova mostra. Com a inauguração oficial marcada para as 19 horas, todos os seixalenses estão convidados a conhecer as dezenas de obras expostas no local.

“É com natural agrado que a Câmara Municipal do Seixal acolhe e convida a população a visitar a exposição ARTES 2024, coletiva de artes plásticas, em que a diversidade de técnicas, a pluralidade de sensibilidades, a multiplicidade de criatividade e a variedade de temas apresentados apostam em estimular o olhar e partilham com o público o engenho e o talento dos diversos autores”, diz Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal.

O artista convidado, para este edição de 2024, é Francisco Vilaça, nascido em Lisboa no dia 11 de maio de 1957. Trabalhou com o mestre Soares Branco durante 20 anos, é diretor artístico da Galeria de Arte da Cervejaria Trindade e monitor de escultura do INATEL e do CCD At.

Francisco está representado em diversas coleções, nacionais e estrangeiras, nas autarquias de Amadora e Seixal, Federação Portuguesa de Atletismo, Hotel Radisson, Lisboa, Museu Companhia Carris de Ferro de Lisboa, e em Espanha, Inglaterra, Austrália, Brasil, França e Alemanha. No Seixal, o artista convidado vai apresentar a obra “O Voo do Dragão”, uma escultura feita em ferro com 110 centímetros de altura.

“Mantemos a intenção de contribuir, com esta iniciativa, para o desenvolvimento artístico do nosso concelho, o que é comprovado pela presença enriquecedora de novos elementos que, alguns pela primeira vez, integram uma mostra da nossa associação. Não podemos deixar de chamar a atenção dos munícipes do concelho do Seixal para o facto de termos neste momento ao nosso dispor um novo espaço, que permitirá um maior desenvolvimento da nossa associação (enquanto o novo edifício-sede não estiver pronto), com mais atividades e projetos atrativos. Tal só foi possível com o empenho ativo da Câmara Municipal do Seixal”, reforça Umbelina Ribeiro, presidente da Artes — Associação Cultural do Seixal.

Ao todo, são 36 obras que se misturam entre esculturas e pinturas com diversas técnicas, como acrílico sobre tela, tinta da china no papel, aguarela e técnicas mistas. Os autores também são muito diversificados, já que contam com vários membros do grupo Artes — Associação Cultural do Seixal.

Caso não consiga ir à inauguração, saiba que pode ver estas obras de arte até ao dia 4 de outubro sem pagar nada. O horário de visitas é de terça a sexta-feira, das 10 horas às 20h30, e sábado das 14h30 às 20h30.

ARTIGOS RECOMENDADOS