cultura

Há uma nova exposição com pinturas da seixalense Umbelina Ribeiro

É uma bela oportunidade para ficar a conhecer alguns dos trabalhos desta figura da terra. A entrada é gratuita.
Créditos: Câmara Municipal do Seixal.

É indiscutível que a cultura é uma das áreas mais importantes em qualquer concelho português. E, como é óbvio, no Seixal isso não é diferente. Aliás, a cultura é uma das áreas em que a Câmara Municipal tem apostado sem medos nos últimos anos. Graças também a isso, não faltam propostas para os seixalenses visitarem todas as semanas. E o melhor de tudo é que pode conhecer a grande maioria de forma gratuita.

A exposição de pintura da seixalense Umbelina Ribeiro é um desses exemplos. Desde o dia 4 de dezembro que se encontra à disposição de todos os que passam pela Galeria de Exposições Augusto Cabrita na cidade do Seixal. A apoiar desde o início este evento, a autarquia reforça assim a sua vontade de continuar a apresentar e divulgar os trabalhos artísticos feitos pela gente da terra.

A respeito de Umbelina Ribeiro, que se encontra agora a expor os seus trabalhos, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, fez questão de reforçar num comunicado no site da autarquia que a artista “é mais do que a pintora. É a cidadã empenhada. A mulher das causas das coisas. Atenta, solidária, sensível… transporta em si a suave força dinamizadora, mobilizadora e ativa, capaz de unir e ultrapassar obstáculos em que todos os desafios são para ser vencidos.”

Esta exposição, que recebe o nome “Jardins Simulados”, junta várias pinturas da artista onde as cores vibrantes e o traços delicados plenos de “simbolismo, sentimento e caráter” são os grandes protagonistas. Pode conhecer algumas das obras de Umbelina Ribeiro no catálogo disponível online.

Entretanto, até porque nada se compara à visita física da mostra, vai gostar de saber que a exposição desta seixalense estará patente de terça a sexta-feira, das 10 horas às 20h30, e sábado, das 14h30 às 20h30, até dia 15 de janeiro. A entrada no espaço é gratuita. No caso de precisar de mais informações, pode enviar um email para dc.galerias.municipais@nullcm-seixal.pt ou ligar para o número de telefone 210 976 105.

Umbelina Ribeiro nasceu em Arrentela, no concelho do Seixal, em 1949. Frequentou vários cursos sendo um dos mais importantes o de Aguarela, Teoria da Cor e Filosofia da Arte, na Universidade Internacional de Lisboa. Desde 1991 que participa em diversas exposições individuais e coletivas onde tem dado sempre a conhecer a sua arte. Já recebeu uma boa dose de prémios, sendo um deles a Medalha de Prata de Mérito Cultural pela Câmara Municipal do Seixal, em 2008. É ainda, há vários mandatos, Presidente da ARTES – Associação Cultural do Seixal.

De seguida, aproveite para conhecer algumas das melhores inaugurações que aconteceram no concelho do Seixal ao longo de 2021. Para ficar a saber mais sobre cada uma delas, basta carregar na galeria.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA