cultura

Há um novo mural de arte urbano no cemitério de Amora

A pintura de obras deste tipo de arte tem sido uma forma de requalificação do espaço urbano.
Uma bela homenagem.

À Babuja — Festival de Street Food ou o projeto Amor’à Arte são alguns dos exemplos mais recentes da presença da arte urbana no concelho. Se visitou o festival ou já foi até à Frente Ribeirinha da Amora, agora há mais um mural de street art para conhecer (e tirar fotografias para partilhar nas redes sociais).

O local pode parecer estranho, mas a obra de arte fica situada no Cemitério de Amora. O novo mural da Amora é de Paulo Carreira, um artista urbano amorense que criou um memorial daqueles que ajudaram a construir a cidade de Amora. Há referências que vão desde Pedro Eanes Lobato aos operários da indústria cidreira e corticeira.

“Tendo por base o livro Amora: Memórias e Vivências d´Outrora quisemos aqui prestar uma homenagem a todos aqueles que fazem parte da história da Amora”, explicou Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora.  Desta forma, e recorrendo a imagens antigas da história da Amora, o mural começou a ser criado por Paulo Carreira.

Ao longo de uma semana, o artista, que nasceu nos Foros de Amora, usou técnicas de grafitti e arte para criar o mural “In Memorium”. O muro, de cor branca, passa agora a ter alguma cor, apesar de o preto e branco serem as cores predominantes — uma forma de enaltecer as memórias.

“A história da cidade tem uma riqueza enorme e era impossível colocar tudo nesta parede (embora ela seja também de grandes dimensões generosas), coloquei o que consegui e achei mais facilmente reconhecível e deixo no final uma referência ao livro que abrange tudo o resto que fez e faz a Amora a freguesia que é hoje”, afirmou Paulo Carreira.

Por enquanto, os amorenses têm reagido bem a esta nova obra de arte, tecendo vários elogios, de acordo com o artista urbano. Este tipo de arte tem vindo a ganhar algum renome em Portugal, com o aparecimento de muitos artistas, como o Gonçalo Mar.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA