cultura

Há um novo monumento na rotunda do RioSul Shopping em homenagem ao 25 de abril

Da próxima vez que passar neste local esteja atento à novidade. A NiS conta-lhe os pormenores.

Celebrou-se no final do mês passado, mas o 47.º aniversário do 25 de abril vai continuar a ser comemorado no concelho do Seixal durante o mês de maio. Este domingo, 2, foi inaugurado um monumento de homenagem ao 25 de abril na Torre da Marinha.

A obra fica na rotunda da Quinta de Santa Rita, mesmo junto ao RioSul Shopping, e no cruzamento entre a Avenida de Libertadores de Timor-Loroase e a Rua Casal do Marco. O monumento é uma chaimite, que foi uma viatura blindada ligeira de transporte de tropas e a primeira do tipo produzida em série em Portugal, sobre um rampa. Além disso, no monumento pode ver também 47 flâmulas. Estas bandeiras foram desenhadas por alunos da Escola Básica do Fogueteiro e cada uma corresponde a um ano desde o fim do Estado Novo — todos os anos será acrescentada uma nova bandeira, sendo que em 2024 serão 50.

O projeto conta ainda com a participação da Faculdade de Belas Artes, que ajudou na integração do veículo nesta rotunda, e é da autoria do artista plástico Sérgio Vicente. 

“É importante assinalar a conquista da liberdade de várias formas, quer através da abertura de novos equipamentos públicos colocados ao serviço das populações, quer através de monumentos como este em que se pretende perpetuar para as próximas gerações aquela que foi designada como a Revolução dos Cravos”, afirmou Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal. 

Carregue na galeria para ver a cerimónia de inauguração do novo monumento do concelho. 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA