cultura
ROCKWATTLET'S ROCK

cultura

Grupos corais reúnem-se para celebrar cante alentejano (com entrada livre)

O encontro volta a reunir, este fim de semana, corais e comunidades num hino à identidade e à cultura popular.

Há tradições que resistem ao tempo e continuam a unir gerações. O cante alentejano é uma delas. No concelho, essa herança volta a ser celebrada com o 41.º Encontro de Corais Alentejanos do Concelho do Seixal, um evento que reúne vozes e a autenticidade de uma das expressões mais emblemáticas da cultura portuguesa. O encontro realiza-se no dia 18 de outubro, no Centro Cultural e Desportivo das Paivas.

Com mais de quatro décadas de história, o evento volta a afirmar-se como um ponto de encontro entre grupos, comunidades e amantes do género, considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade. Nesta edição participam 11 grupos corais vindos de diferentes regiões do país, reforçando a ligação entre o Seixal e as raízes alentejanas que há muito marcam o concelho.

Os que se destacam são o Grupo Coral Feminino As Papoilas, da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Fogueteiro, o Grupo Coral Lírio Roxo, da Sociedade Musical 5 de Outubro, e o Grupo de Cante Alentejano, da Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Torre da Marinha. 

Juntam-se ainda o Grupo Coral Operário Alentejano do Centro Cultural e Desportivo das Paivas, o Grupo Coral Alentejano da Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal, o Grupo Coral 1.º de Maio do Bairro Alentejano (Palmela) e o Grupo Coral Alentejano Unidos do Lavradio (Barreiro).

De fora do concelho chegam o Grupo de Cantares Alentejanos Era Uma Vez o Cante, de Vendas Novas, o Grupo Coral Alentejano O Sobreiro da Baixa da Banheira, e o Grupo Coral Feminino As Flores de S. João de Mértola.

A entrada é livre e é a oportunidade ideal para se deixar envolver pelo som das vozes que mantêm viva a alma do Alentejo. Consulte o site para mais informações.

ARTIGOS RECOMENDADOS