cultura

Grupo de teatro do Seixal estreia este sábado uma peça sobre o flagelo das fake news

"O Sorteio do Presidente" estará ainda em cena no domingo, dia 27, e no feriado do 1 de dezembro. Saiba todos os detalhes.
Imagem: página do Instagram Pé de Palco.

Chama-se Pé de Palco e em 2021 estreou-se pela primeira vez enquanto grupo de teatro com a peça “Anastácia & C.ª”, na Mostra de Teatro de Almada e no Festival de Teatro do Seixal. O projeto, totalmente amador, dedica-se desde então a esta arte e, neste mês de novembro, prepara-se para estrear o seu segundo trabalho: “O Sorteio do Presidente”.

Tudo decorre este sábado, dia 26 de novembro, a partir das 21h30 na Associação de Amigos do Pinhal do General (AAPG), na freguesia de Fernão Ferro. Este dia marcará a grande estreia pública da peça que pretende representar a questão das fake news e do facto de na atualidade estarem presentes com alguma expressividade nos meios de comunicação social.

“A pacatez de uma pacífica aldeia portuguesa de interior, despovoada e envelhecida, é surpreendida com uma notícia, publicada no jornal da região. Como estamos no dia 1 de abril, Dia das Mentiras, ninguém leva a sério a espantosa notícia, mas o aparecimento de dois estranhos, portadores de uma ‘boa nova’ para o dono do único café da aldeia, vem interromper abruptamente o marasmo em que viviam (e de que se queixavam) os habitantes da freguesia”, revela a organização numa publicação online.

“O Sorteio do Presidente” é inspirado na comédia “Fake News de Comptoir”, de Jean-Pierre Martinez. O grupo Pé de Palco teve apenas necessidade de adaptar a mesma ao contexto português. Nesse sentido, a interpretar esta peça estarão os atores Carlos Oliveira, Cristina Taveira, Francisco Macedo, João Soares, Marcelo Vítor, Paula Lopes, Pedro Wilkinson e Raquel Ferreira.

O cartaz.

Além deste primeiro dia em cena, “O Sorteio do Presidente” será ainda apresentado em mais duas datas: logo no domingo, dia 27 de novembro, no mesmo local, na Associação de Amigos do Pinhal do General; e dia 1 de dezembro, feriado comemorativo da Restauração da Independência, na Sociedade Musical 5 de Outubro, ou seja, inserido no Festival de Teatro do Seixal. As duas sessões estão marcadas para as 16 horas.

Os bilhetes custam 6€ para os sócios desta associação seixalense e 7,50€ para os não sócios. Já a entrada na Sociedade Musical 5 de Outubro será livre. Porém, atenção: os interessados deverão garantir o seu lugar através do preenchimento de um formulário online.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA