cultura

Galeria Augusto Cabrita recebe mostra de pinturas em óleo e acrílico

“From My Window” traz uma visão desconfigurada e diferente de diversas paisagens, onde o urbanismo invade a natureza.
O pintor e escultor Carlos Pé-Leve.

Depois de ter sido palco para o projeto artístico “Conexão”, de Eduarda Azevedo, a Galeria de Exposições Augusto Cabrita, inserida no Fórum Cultural do Seixal, vai receber, a partir do dia 3 de fevereiro, uma coletânea de pinturas feitas por Carlos Pé-Leve. A inauguração vai acontecer pelas 16 horas, onde todas as peças serão devidamente apresentadas.

A entrada é livre, basta passar por lá no horário de funcionamento do fórum e apreciar a cultura e arte do Seixal. A propósito desde evento, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, refere que o concelho foi “pioneiro” nos caminhos das artes visuais, ao “fomentar e apoiar” o associativismo artístico e os agentes que a ele pertencem.

“Aqui, a cultura não é um mero adereço ao serviço do mercado ou privilégio das elites, mas um serviço público que assegura o direito de todos ao acesso, à criação e à sua fruição enquanto elemento essencial na formação da consciência da soberania e da identidade nacional, dialogando, de igual para igual, com todos os povos do mundo”, diz, acrescentando: “A cultura, com o seu imenso potencial de criação, liberdade, transformação e resistência, tal como a emancipação do trabalho, é parte essencial do património do futuro e é nesses termos que afirmamos que hoje é tempo de protesto e de recusa. Tempo de convocar e mobilizar a inteligência, a criatividade, a liberdade, contra o retrocesso histórico que testemunhamos em todas as áreas da vida social”.

Na Galeria de Exposições Augusto Cabrita, vai poder ver, até dia 16 de março, dez pinturas em óleo e acrílico e uma escultura esculpida em bronze. “Na minha pintura, uma das preocupações é a natureza, o ambiente que nos rodeia e o urbanismo inserido nessa paisagem natural. Na escultura, a figura do nu masculino e feminino é o mais predominante nos meus trabalhos, seja em pedra, bronze ou cerâmica”, diz Carlos Pé-Leve à New in Seixal.

O artista nasceu em Lisboa, em 1956. Frequentou o curso de Artes Gráficas, na Escola de Artes Decorativas António Arroio, onde teve como mestres Louro de Almeida e Jorge Esteves. Possui, também, os cursos de Escultura e Cerâmica, feito com o mestre Hans Varela e serigrafia e gravura, na ARCO.

Expõe os trabalhos ao público desde 1980, tanto individual como coletivamente, em Portugal e estrangeiro, nomeadamente Espanha, Brasil, Estados Unidos da América, Itália, Bélgica e Reino Unido e encontra-se representado em todos eles. Do currículo fazem parte mais de uma centena de exposições coletivas e perto de meia centena de mostras individuais, realizadas em galerias, museus e espaços culturais. “From My Window” é a primeira exposição de 2024.

Dirigiu duas galerias de arte, em Lisboa, a Galeria Trindade, onde desempenhou as funções de diretor artístico, e o Espaço Arte da DGAJ do (Ministério da Justiça), tecnicamente e artisticamente, durante mais de 15 anos. Faz ainda voluntariado numa instituição com idosos, na área das artes plásticas.

Em 2011, o artista recebeu a medalha de Mérito Cultural do Município do Seixal. Encontra-se representado em coleções particulares e oficiais em Portugal, nomeadamente no Ministério da Justiça, Fundação Mário Soares, autarquias do Seixal, Barreiro, Guarda, Arruda dos Vinhos, Almada, Setúbal, Vila do Bispo, Lagoa, Lagos, Faial, Portalegre, Ordem dos Enfermeiros, Museu da Guarda, entre outros, em Portugal e no estrangeiro.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA