cultura

Fórum Cultural do Seixal reabre em setembro com um programa cheio de novidades

Do bailado ao teatro, passando pelo cinema e pela música, há espetáculos para todos os gostos. O espaço cultural comemora em novembro o 30.º aniversário.
Acompanhe os movimentos.

Ao fim de um mês de férias e de merecido descanso, o Fórum Cultural do Seixal reabre as portas em setembro e traz consigo um programa animado. Tudo para celebrar o 30.º aniversário do espaço cultural, que se comemora a 26 de novembro.

Os espetáculos irão decorrer aos sábados, sendo que vão ter um custo de 6€. Quem for residente no concelho do Seixal, estudante, reformado ou trabalhador do município paga apenas 3€, isto é, tem um desconto de 50 por cento. Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, a programação de setembro vem abranger diversas expressões artísticas com destino a vários tipos de públicos.

“Os espetáculos no Auditório Municipal permitem o contacto com diferentes sensibilidades e abordagens artísticas, além de contribuírem, em muitas situações, para uma reflexão e consciencialização relativamente a valores que entendemos como relevantes, nomeadamente a democracia, a liberdade, a luta contra as desigualdades e ainda a afirmação do pleno exercício da cidadania”, explica o autarca à New in Seixal.

O primeiro artista a atuar será Manuel de Oliveira, a 9 de setembro pelas 21h30. Conhecido como “o guitarrista ibérico”, este músico conta com um vasto percurso internacional e um dos mais prolíficos guitarristas contemporâneos. Traz consigo a coletânea “Entre-Lugar”.

Já no dia 16 de setembro, também pelas 21h30, Dany Silva sobe ao palco do auditório. Músico, cantor e compositor cabo-verdiano, nascido na Cidade da Praia, mas agora seixalense, é um dos pioneiros da música lusófona e a influência que transmite alarga-se à nova geração de músicos.

A 23 de setembro, pelas 21h30, é a vez de entrar em cena a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. Fundada em 1998 por Vasco Wellenkamp e Graça Barroso, esta companhia de repertório original já estreou mais de oitenta obras na linha técnica e estética do Ballet Gulbenkian.

Além destes espetáculos, setembro traz também o Festival Internacional SeixalJazz, que vai decorrer de 12 a 21 de outubro. Entre outras iniciativas no fórum, pode contar com o filme-concerto “As Aventuras do Príncipe Achmed”, de Space Ensemble, no âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Música; com o Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental; o concerto dos Monda; e as peças de teatro “Por Todas as Medeias”, pelo Teatro das Beiras, e “Romeu e Julieta”.

Haverá ainda um espetáculo do Teatro da Terra, um espetáculo de dança “A Coleção do Meu Pai”, de Cláudia Dias, no âmbito das Comemorações do 187.º Aniversário do Concelho do Seixal, o 40.º Festival de Teatro do Seixal e, por fim, os concertos com Club Makumba e Gospel Collective.

Destaque ainda para as comemorações dos 30 Anos do Fórum Cultural do Seixal, que se vão realizar nos dias 24, 25 e 26 de novembro. Nesta celebração vai poder contar com uma projeção das curtas-metragens do projeto Cineclube Seixal, pelas Rugas – Associação Cultural, um concerto pedagógico de Jazz, por Isabel Rato Quinteto, um espetáculo com Nuno Silva Trio, concerto para crianças com B Fachada e cine-concerto ao piano e com Filipe Raposo.

A aposta na cultura continua e aguardam-se mais novidades sobre a o tão esperado 30.º aniversário do Fórum Cultural do Seixal.

Este artigo foi escrito em parceria com a Câmara Municipal do Seixal

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA