cultura

Fórum Cultural do Seixal vai ser invadido por uma tarde de gospel

Cerca de 70 vozes femininas e masculinas de diferentes nacionalidades vão protagonizar este espetáculo gratuito.
Uma vontade de dançar incontrolável.

No próximo dia 17 de dezembro, domingo, pelas 17 horas, o Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal recebe cerca de 70 mulheres e homens, que vão subir ao palco para mostrar toda a arte e encanto do estilo gospel. Dirigido pelas cantoras e maestrinas Anastácia Carvalho e Manuela Oliveira, o Gospel Collective é um grupo sediado em Lisboa e formado por cerca de 70 vozes, com cantores profissionais e amadores de diferentes áreas musicais e nacionalidades, dentro da lusofonia, com intérpretes de mérito reconhecido e experientes.

Reunido enquanto coletivo desde 2010, a história do Gospel Collective é longa e é cada vez menos desconhecida do público em geral. Começou em 1999, com o grupo D’Vine, dirigido por Carlos Ançã, passou pelas 100 Vozes Gospel, dirigido por Guy Destino, e Faith Gospel Choir, dirigido por Leopoldo Timana e Anastácia Carvalho, grupos estes dos quais os membros fundadores do Collective fizeram parte. Agora, já consolidados, vêm até ao Seixal mostrar este tipo de música espiritual que, maioritariamente, expressa uma crença, seja ela individual ou comunitária.

O repertório, que inclui temas conhecidos que todos podemos entoar ou outros que, sem serem tão conhecidos, vão diretos ao coração, começou por ser baseado no cancioneiro gospel afro norte-americano, os espirituais negros e também new e urban gospel. Atualmente também se versa sobre o afrogospel, pelo que o coletivo traz canções em inglês, português ou swahili.

O Gospel Collective é conhecido pelas múltiplas colaborações realizadas, não só em estúdio como em festivais, salas e concertos especiais, sem nunca esquecer a alma e o espírito central do grupo. Para garantir o seu lugar, só precisa de entrar no site da Câmara Municipal do Seixal e procurar pelo tema. Quando encontrar esta secção terá uma ficha de inscrição online, que deverá preencher com o seu nome, email, contacto telefónico e email.

Caso a música não lhe anime o espírito, então carregue na galeria e conheça o novo ginásio do Seixal onde pode gastar todas as suas energias.

Este artigo foi escrito em parceria com a Câmara Municipal do Seixal

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA