A Câmara Municipal do Seixal, entre outras preocupações, tem vindo a marcar ao longo dos anos uma posição muito firme no que diz respeito à cultura e aos artistas de toda a região. Com uma aposta forte nesta área, não tem desiludido no que toca à dinamização de atividades e projetos culturais. É precisamente essa aposta que quase todas as semanas se pode confirmar na agenda municipal que inclui programas que levam várias famílias seixalenses a estar em contacto com a cultura da sua cidade.
A partir deste sábado, 29 de janeiro, vai poder juntar mais uma sugestão cultural aos seus planos. Segundo um anúncio feito pela autarquia, estará a decorrer até ao dia 12 de março uma exposição de desenho e pintura. O autor de todas as obras é João Pé-Leve, um artista natural de Vila Nogueira de Azeitão e que viveu parte da sua vida na freguesia de Coina, no concelho do Barreiro.
João Pé-Leve morreu em 1998 e ocupou grande parte da sua vida a pintar. Era um homem de origens humildes e até 1993 nunca teve intenção de expor os seus trabalhos publicamente, até que foi incentivado a fazê-lo pelo seu sobrinho, Carlos Pé-Leve. E assim aconteceu. De acordo com a sua biografia, o artista chegou até a expor lá fora, na Galeria Hamer em Amesterdão, na Holanda.
Um ano depois da sua morte, em 1999, Carlos Pé-Leve doou à autarquia um conjunto de obras do tio que passaram a integrar o Acervo Artístico Municipal. São precisamente elas as protagonistas desta nova mostra de desenho e pintura no Seixal.
A mostra pode ser visitada na Galeria de Exposições Augusto Cabrita, no Fórum Cultural do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 20h30; e aos sábados, das 14h30 às 20h30. Para saber já com o que pode contar, aproveite para dar uma espreitadela no catálogo do evento, que está disponível online.
“A sua arte exprime, geralmente, alegria, felicidade, espontaneidade e imaginários complexos, resultando, às vezes, todo este conjunto numa beleza aparentemente desequilibrada mas sempre muito sugestiva”, escreveu Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal no mesmo documento de apresentação desta exposição.
Pode esclarecer qualquer dúvida que tenha sobre esta iniciativa cultural através do email dc.galerias.municipais@nullcm-seixal.pt ou ligando para o número 210 976 105. A entrada, como já é costume, é gratuita.
De seguida, carregue na galeria para conhecer as fotografias incríveis — e que parecem ter saído de um conto de fadas — captadas pela fotógrafa seixalense Teresa Baliño.