A Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços e o Parque Metropolitano da Biodiversidade têm sido alvo de uma grande exploração da associação Vita Nativa, um movimento de biólogos que pretende estudar e dar a conhecer a fauna e flora do concelho à população.
Um destes biólogos e amantes da natureza é Mauro Hilário, residente do Seixal, que vai ocupar o dia 4 de novembro, com uma sessão de poemas e tertúlias na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, espaço onde faz visitas e estuda o ecossistema.
Aqui vão ser cruzadas as palavras com a cultura e com o património industrial da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços e a biodiversidade deste local emblemático do concelho. Outrora uma fábrica cheia de gente, correria, produção e muito trabalho, agora um espaço museológico que, devido à falta de intervenção humana, foi sido conquistado pela natureza.
Este momento vai servir para todos os participantes ouvirem os poemas de oito convidados especiais, mas também, no final do evento, apresentarem as suas obras perante o público. A participação é gratuita, no entanto terá de se inscrever através do número 210 976 112 ou do email ecomuseu.se@nullcm-seixal.pt. O evento literário vai decorrer das 14h30 às 17 horas, por isso leve água, um pequeno snack e um chapéu caso esteja muito sol.
Além da participação dos oito poetas convidados, a iniciativa é destinada a todas as pessoas interessadas maiores de seis anos, até ao limite de 25 participantes. Aproveite o momento, já que está no Ecomuseu Municipal do Seixal — Extensão da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, para conhecer o local e descobrir a magia e história deste local.