Mais um fim de semana, mais uma nova exposição gratuita. A Câmara Municipal do Seixal tem apostado cada vez mais na cultura e nas obras realizadas pelos artistas que são naturais ou que passam pelo concelho. Este sábado, dia 17 de junho, é inaugurada pelas 16h30 a mostra “Cargaleiro, Arte Intemporal” que traz um conjunto de artefactos de cerâmica e tapeçaria feitos por Manuel Cargaleiro até à Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, onde vai permanecer até dia 22 de outubro.
Esta iniciativa parte do “imenso orgulho” que a autarquia seixalense sente pelo artista, com mais uma mostra dedicada à vida de Manuel, um agente cultural reconhecido a nível internacional, com um destaque das obras cerâmicas e de tapeçaria de Portalegre que realizou durante os dias de glória e inspiração.
Segundo o que a autarquia referiu à NiS, esta exposição é “um convite a fruir a obra do mestre Cargaleiro, singular pela luz, pela cor e pela felicidade e esperança que nos transmite e que encontramos também nas suas palavras”, como a célebre frase “deixar sempre o coração mandar”, exatamente o que fez em todas as obras que produziu.
De junho a setembro, as visitas vão funcionar de terça-feira a sábado das 10 horas ao meio-dia, sendo que o espaço reabre das 14 às 18 horas. Já no mês de outubro os horários são os mesmos, com a diferença de fecho que, neste período de tempo, vai ser às 17 e não às 18 horas. A estrutura vai estar encerrada aos domingos, feriados e segundas-feiras.
Manuel Cargaleiro tinha, também, uma faceta de colecionador que, além do prazer, lhe proporcionou estudo e conhecimento, o qual incorporou nas obras e que gostava de partilhar com os públicos e amigos.