cultura

“Eternals” e “Aviso Vermelho” são as grandes estreias de cinema desta semana no Seixal

Nove filmes estão em exibição no Cineplace do RioSul Shopping. Quatro deles são novos lançamentos.
Há uma nova produção da Marvel nos cinemas.

Não foi propriamente a culpada, mas é um facto que a chegada da pandemia veio acelerar uma tendência que já estava a impor-se no universo dos filmes e das séries: a revolução do streaming. Já com várias plataformas no digital, há cada vez mais pessoas a habituarem-se a esta “nova” forma de consumir produções do grande ecrã. É cómodo, sim, mas verdade seja dita, não se compara à experiência vivida nas salas de cinema.

Uma tela gigante, cadeiras confortáveis, balde das pipocas e a bebida favorita a acompanhar. É este, muitas das vezes, o cenário de quem escolhe (e também não abdica) de assistir às grandes estreias de filmes no cinema.

E, para os seixalenses, não há muito que enganar. O único spot do concelho para ver — sem ser em casa — os mais recentes lançamentos continua a ser o Cineplace do RioSul Shopping, no Fogueteiro. Todas as semanas, como é habitual de norte a sul do País, chegam novas produções ao espaço e nesta não vai ser exceção.

Há estreias marcadas para esta quinta-feira, 11 de novembro. Embora seja conhecido como o Dia de São Martinho, os filmes que vão estar em exibição não celebram nem as castanhas nem o vinho. Na grande tela vai antes ser apresentada muita animação, aventura, fantasia, ação e, fica sempre bem, algum drama.

Do cartaz da semana passada, vai ainda encontrar em exibição “Família Addams 2” e “O Último Duelo“, os dois filmes que se estrearam na quinta-feira passada, mas também “Dune“, “Ron Dá Erro” e “Venom: Tempo de Carnificina“. Mas prepare-se porque juntam-se agora à programação do cinema seixalense mais quatro produções que não vai querer perder: “Os Elfkins: Operação Pastelaria“, “Eternals“, “Aviso Vermelho” e “Eunice ou carta a uma jovem atriz“.

De seguida, conheça um pouco sobre cada uma das produções e aproveite para anotar os horários dos filmes em exibição no Cinema Cineplace do RioSul Shopping durante a próxima semana.

Cinema Cineplace do RioSul Shopping

Os Elfkins: Operação Pastelaria“, a produção alemã de 2019, chega a Portugal para dar a conhecer os Elfkins: um povo que durante mais de 200 anos tem estado escondido debaixo da terra e sem contacto com os seres humanos. Mas isso não continuou assim por muito tempo. Um dia, a Elfkin Helvi e os seus companheiros Kipp e Butz aventuram-se a ir para a superfície. O que vai, afinal, acontecer neste encontro entre Elfkins e humanos? Sessões: todos os dias, às 15 horas.

Eternals” (Eternos), de Chloé Zhao, é mais uma aposta da Marvel Studios e, claro, numa nova equipa de super-heróis. Num duelo contra os mais antigos inimigos da humanidade, os Desviantes, o mais recente grupo de heróis tem uma difícil batalha a travar. Tudo, como sempre, para salvar o planeta e a espécie humana. Com um elenco de luxo, vai poder ver brilhar nesta nova produção norte-americana Gemma Chan, Richard Madden, Kumail Nanjiani, Lia McHugh, Salma Hayek, Kit Harington, Brian Tyree Henry, Lauren Ridloff, Barry Keoghan e Don Lee. Sessões: todos os dias, às 15h10, 18h15, 21h20.

Aviso Vermelho” junta Dwayne Johnson, Ryan Reynolds e Gal Gadot numa produção de ação assinada pela Netflix. Após a Interpol ter emitido um Aviso Vermelho, que dá luz verde para capturar as pessoas mais procuradas do mundo, um dos melhores analistas do FBI, John Hartley, envolve-se na caça ao ladrão de arte número um do mundo, Nolan Booth. Com algumas ciladas pelo meio, os dois unem forças para encontrar “O Bispo”, numa aventura que se desenrola por diversas cidades do planeta onde, a mal ou bem, se encontram sempre os três. Sessões: todos os dias, às 16h45, 19h15, 21h40.

Eunice ou carta a uma jovem atriz” é a única produção portuguesa que vai estar em exibição no cinema do concelho do Seixal. Este é um documentário que homenageia Eunice Muñoz naqueles que são os seus 80 anos de carreira. A obra cinematográfica revela a vida e todas as memórias privadas da atriz, que começou o seu caminho profissional no velho palco do Teatro Nacional. Sessões: todos os dias, às 19h15.

A Família Addams 2” está de regresso ao grande ecrã para uma nova história. Desta vez, o enredo gira em torno do facto de Morticia e Gomez estarem completamente destroçados por verem os filhos a crescer e a tornarem-se completamente off da família. Para resolver a situação, o casal, decide organizar umas últimas férias em família a bordo da caravana assombrada. Com alguns encontros e desencontros, será que tudo vai correr bem? O filme está em exibição na versão original, às 21h40, e na portuguesa, às 15h10, 17h20, 19h30.

O Último Duelo“, do cineasta Ridley Scott, chega aos cinemas portugueses para apresentar uma nova trama envolvida numa história de traição e vingança que acontece na França do século XIV. O tema central? Brutalidade e opressão feminina naquele País, por aquela altura. O enredo vai buscar alguns dos factos reais que são retratados em “O Último Duelo: Uma História Verdadeira de Crime, Escândalo e Julgamento por Combate na França Medieval”. Sessões: todos os dias, às 16h20 e 21h30.

Dune“, de Denis Villeneuve, é a adaptação para o grande ecrã do bestseller homónimo de Frank Herbert. A trama conta a história de Paul Adreides, um jovem talentoso filho do líder da casa Atreides, que percebe que pode vir a ser o escolhido de que há muito se fala. A personagem terá de viajar para o planeta mais perigoso do universo para salvar o futuro da sua família. Sessões: todos os dias, às 18h10, 21h20.

“Ron Dá Erro” (VP), de Sarah Smit, conta a história de Barney, um aluno estranho do ensino básico e Ron, o seu dispositivo digital que anda e fala. Sessões: todos os dias, às 15h45.

“Venom: Tempo de Carnificina”, de Andy Serkies, com Tom HardyWoody Harrelson e Michelle Williams. É o regresso de um dos maiores e mais complexos personagens do universo Marvel. Sessões: todos os dias às 15h20, 17h30, 19h40 ou 21h50.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA