João Pedro Fonseca Ramos pode ser um nome estranho à primeira vista. No entanto, se falarmos de Ti João, é provável que se recorde de uma das figuras mais conhecidas do concelho do Seixal.
Tem 83 anos e todas as manhãs durante o verão segue um ritual de limpeza da Praia Fluvial do Seixal. Se há uns tempos este era um espaço sujo e decadente, a realidade de hoje é bem diferente. Ti João faz esta limpeza há vários anos, simplesmente por amor à terra e sem pedir nada a ninguém. Em homenagem a esta personalidade, foi concluído no dia 23 de fevereiro um mural de arte.
“Já conhecíamos a história dele e achamos que merecia esta homenagem”, revela à New in Seixal Luís Oliveira, proprietário do Acqua Seixal. Este espaço tem agora na sua fachada um mural de arte, feito por outra figura de renome do concelho: Gonçalo Mar.
“O Gonçalo já é um artista com o qual nós trabalhamos há alguns anos e eu valorizo muito o seu trabalho”, explica o responsável. Luís revela que já conhecia o Gonçalo desde os tempos em que andaram na escola, mas só recentemente é que começaram a trabalhar juntos. “Por exemplo, no nosso outro espaço [100 Peneiros], ele já tinha feito trabalho numa das paredes”, acrescenta.
Uma homenagem viva
Este mural não é apenas uma peça de arte ou de decoração, mas sim uma forma de homenagem ao Ti João. “O que eu mais gosto de fazer é de contar uma história”, afirma Gonçalo Mar. A proposta para fazer um trabalho artístico foi logo aceite, até porque os outros projetos que o artista seixalense está a desenvolver neste momento também contam uma história ou estão relacionados com a natureza.
“Parece que tudo batia certo, quer seja pelo aspeto do prédio se enquadrar naquilo que queríamos fazer ou também pela localização mesmo perto da praia”. Havia várias possibilidades em cima da mesa, mas o mural de arte foi a escolha final. Com o objetivo de falar com as pessoas, este mural foi pensado com o objetivo de contar a história do Seixal, sem ser preciso muita explicação.

A ideia foi posta em prática no início do mês de janeiro. Com alguns atrasos pelo meio, sobretudo por causa do mau tempo, foi um processo difícil. Gonçalo tirou fotografias ao Ti João e tentou captar as suas caraterísticas mais evidentes para pensar no mural.
Depois, foi colocar mãos à obra e tratar da parte técnica. “Fui tentar perceber como é que podia montar a peça com a janela no meio e até integrar o mural ali foi, sem dúvida, o mais complicado”.
A obra de arte ficou concluída em fevereiro e tem sido uma das mais atrações do Seixal, em tempos de pandemia, com mais sucesso. Por vezes, até se formam pequenas filas, para ver o resultado final e tirar fotografias para partilhar nas redes sociais. “Eu sou um bocado suspeito ao dizer que a peça está bem feita a nível estético, mas toca as pessoas e isso é o que realmente importa”.
A reação do Ti João
Infelizmente, o Ti João não tem estado bem de saúde. Esteve recentemente hospitalizado, mas já saiu e está em recuperação em casa. “Estamos à espera que ele volte a 100 por cento para fazer uma inauguração mais formal desta peça de arte”, explica o proprietário do Acqua Seixal.
A dupla revela, no entanto, que ele terá ficado contente com esta homenagem. Conhecido pela sua humildade e tranquilidade, não era de todo o seu objetivo ser reconhecido desta forma no concelho. Ainda assim, agradeceu aos responsáveis do projeto por esta homenagem bem merecida.
