Acredita-se que a arte de moldar o barro tenha começado há cerca de nove mil anos. Por se tratar de um mineral macio e moldável, é fácil entender o porquê de este tipo de argila começar a ser trabalhado, já que era possível dar todo o tipo de formas e, após secar, ficava duro e resistente.
Mesmo com o passar dos anos, o seu propósito não mudou muito e continua a ser utilizado para criar arte, sejam peças de decoração ou utilitárias. Se sempre teve vontade de aprender esta arte manual, vai poder fazê-lo este fim de semana, no Centro Internacional de Medalha Contemporânea.
O espaço, localizado no espaço da Quinta da Fidalga, irá receber uma atividade que o vai ensinar a trabalhar com barro e até a fazer uma medalha com o mesmo. Esta oficina de modelagem decorre no dia 11 de janeiro, sábado, das 14h30 às 16h30.
Ali será proposto um desafio aos participantes, que terão de olhar para as obras de Manuela Madureira e replicar o processo. O momento vai ser acompanhado pela ceramista Lucinda Almeida.
A atividade é gratuita e qualquer pessoa pode participar, tenha ou não experiência prévia. O evento foi pensado para toda a família, por isso pode levar os miúdos e deixá-los darem asas à criatividade. Apesar de não ter de pegar na carteira para participar, é necessário realizar uma inscrição prévia, que pode ser feita através do telefone 212 275 785 ou do email arte.se@nullcm-seixal.pt.
Aproveite que está no local e aprecie a exposição de medalhas expostas, vai encontrar muitas surpresas e obras originais. Carregue na galeria para conhecer o interior do Centro Internacional de Medalha Contemporânea assim como algumas das peças que pode encontrar por lá.