cultura

Este fim de semana chegam ao Seixal duas exposições de pintura

As mostras são gratuitas e podem ser visitadas até ao dia 30 de abril. É Joana Villaverde e Miriam Biencard que expõem.
Joana Villaverde e Miriam Biencard são as duas artistas com obras em exibição.

Se está com falta de ideias para fazer este fim de semana temos uma sugestão. O concelho do Seixal vai receber duas exposições de pintura que estarão patentes até ao dia 30 de abril, sábado.

“Da Série Looking At Animals” é o nome da mostra assinada por Joana Villaverde. A artista apresenta na Galeria de Exposições Augusto Cabrita uma série de obras criadas em 2019 e que, segundo o que escreve no catálogo da exposição o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, “são marcados por uma grandeza em que a autora confronta o seu olhar, fixando como um fragmento do tempo o que decorre todos os dias diante do lugar onde vive, com o nosso olhar”.

A inauguração acontece já esta sexta-feira, 25 de março, às 19 horas. Depois, pode conhecer as suas obras de terça a sexta-feira, das 10 horas às 20h30, e sábado, das 14h30 às 20h30. É direcionada a visitantes de todas as idades e a entrada é gratuita.

Já a exposição “Contrastes”, que reúne obras de Miriam Biencard, junta no mesmo lugar — agora na Galeria Municipal de Corroios — três tipos de arte: a pintura, a escultura e vários tipos de instalações.

A grande maioria das peças que está em exposição resulta da reutilização de objetos do dia a dia e que aqui recebem uma nova forma e utilidade. Dão “corpo e alma ao que penso e sinto”, pode ler-se no catálogo da mostra as palavras da artista. Joaquim Santos acrescenta ainda no mesmo documento que “esta abordagem visa passar diversos tipos de mensagens a quem o vê, tais como a violência, o lixo nos oceanos, o consumismo extremo, entre outras dimensões da realidade”.

A inauguração da mostra está marcada para este sábado, 26 de março, pelas 16 horas. No caso de já ter planos para o mesmo horário, vai gostar de saber que a exposição “Contrastes” poderá ser visitada de terça-feira a sábado, a partir das 15 horas até às 19 horas. A entrada também é gratuita.

Se tiver alguma dúvida pode enviar um email para dc.galeriasmunicipais@nullcm-seixal.pt. No caso de querer contactar diretamente os espaços, o número de telefone da Galeria de Exposições Augusto Cabrita é o 210 976 105. Já o número de telemóvel da Galeria Municipal de Corroios é o 915 633 228.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA